FITUR 2024 supera sua previsão e encerra seus três dias profissionais com mais de 153.000 participantes

FITUR 2024 supera sua previsão e encerra seus três dias profissionais com mais de 153.000 participantes

Os dados da primeira estimativa superam as previsões iniciais de 150 mil e somam 153 mil profissionais.

No sábado, 27 de janeiro, e no domingo, 28 de janeiro, a FITUR abre suas portas ao público com uma agenda completa de atividades e propostas de viagens com expectativa de 100.000 visitantes .

– A 44ª edição da Feira Internacional de Turismo encerra os seus três dias dedicados exclusivamente aos profissionais e supera a previsão de 150.000 participantes com um total de 153.000 visitantes. Isto reflecte-se nos primeiros dados de presença no Recinto de Feiras IFEMA MADRID , que reflectem a recuperação total do sector do turismo. Esses números representam 12% a mais que em 2022.

Estima-se que este afluxo de chegadas à FITUR irá gerar receitas para a economia madrilena de aproximadamente 430 milhões de euros .

FITUR recebe apoio institucional com visitas oficiais dos cinco continentes

Como todas as edições, além do apoio do setor turístico, destaca-se o forte apoio institucional que a FITUR tem recebido. Após a abertura oficial presidida por SS.MM o Rei e a Rainha de Espanha no primeiro dia, a Feira contou com presenças relevantes como a de Daniel Noboa, presidente do Equador, que este ano é o País Parceiro da Feira Internacional de Turismo. Além disso, recebeu a visita oficial do Presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, do Primeiro Ministro da Albânia, Edi Rama, de representantes da Organização Mundial do Turismo, do Secretário Geral Ibero-americano e de mais de dez presidentes regionais de Espanha. No total, a 44ª edição da FITUR contou com a presença de cerca de 400 autoridades, entre secretários de Estado, Conselheiros de Turismo, embaixadores, gestores empresariais, autarcas de diversas regiões e outros representantes políticos e institucionais.

Cobertura da mídia e das redes sociais da FITUR 2024

O crescimento da feira e o seu impacto têm-se refletido na ampla cobertura mediática registada com cerca de 23 mil notícias publicadas em meios de comunicação nacionais e internacionais. No total, a FITUR credenciou cerca de 6.800 jornalistas (10% internacionais de 53 países).

Além disso, no ambiente das redes sociais , durante os primeiros dois dias da FITUR houve um crescimento de 7.144 seguidores no Facebook, X, LinkedIn e Instagram, alcançando a FITUR uma comunidade total de 307.883 seguidores . Os mais de 520 posts publicados alcançaram quase 3,5 milhões de impressões e 50 mil interações . A FITUR foi Trendic Topic na rede social X ao longo dos três dias profissionais da feira e alcançou a terceira posição em Espanha.

Por último, destaca-se que a FITUR tem gerado um elevado volume de tráfego para o site com 680.000 visitas nestes dias.

FITUR abre portas ao público neste fim de semana

Após três dias de profissionais voltados para negócios, a Feira abre suas portas ao público durante o final de semana, com público estimado em 100 mil visitantes . Todos poderão percorrer o mundo através dos 9 pavilhões, obter informações sobre uma variada oferta de destinos internacionais e nacionais graças à participação de 152 países e 96 participações oficiais e desfrutar de uma variada agenda de atividades recreativas que os expositores prepararam. . Os destaques incluem a instalação de tirolesa na avenida central da IFEMA MADRID por Porto Rico, a gincana FITUR Cruzeiros, as exposições de paddle na seção de turismo esportivo, além de apresentações musicais, danças regionais, degustações gastronômicas, oficinas de artesanato, concursos e sorteios, etc.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!