FIFA Fan Fest será realizado na Praia do Forte

Está confirmado. A cidade do Natal vai ter mesmo o seu FIFA Fan Fest, evento que será realizado durante a Copa do Mundo 2014. A festa começa no dia 12 de junho com um show da cantora Marina Elali e se estenderá até o dia 13 de julho. A confirmação foi feita pelo prefeito Carlos Eduardo durante coletiva a imprensa realizada na manhã desta terça-feira, 25, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão que também contou com a presença do presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), da secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças, Virgínia Ferreira, coordenadores do evento e do secretário chefe do Gabinete do Prefeito, Sávio Hackradt.

“Eu quero declarar que Natal vai realizar o seu Fan Fest. Natal vai aproveitar todas as oportunidades, todos os eventos que essa copa proporciona haja vista que é uma grande oportunidade de projetar Natal para o Brasil e para o mundo”, ressaltou o prefeito Carlos Eduardo. Segundo ele, Natal é uma cidade voltada para o turismo e a copa, além de ser o maior evento esportivo do mundo, representa um momento de projeção muito importante porque atrai turistas de todo o mundo.
O FIFA Fan Fest é uma festa gratuita e que acontecerá em Natal durante toda a copa do mundo dependendo ou não da cidade sediar algum jogo. O local escolhido foi a Praia do Forte, trecho próximo a Ponte Newton Navarro, que contará com um telão para transmissão de jogos e de um palco para realização de atividades culturais e de show artísticos. A festa será realizada todos os dias das 10h às 22h com apresentação de 53 artistas locais e de outros seis artistas de renome no cenário da música brasileira.
“Com as belezas naturais e com o povo acolhedor que temos, fizemos um planejamento que além dos jogos na Arena das Dunas vamos ter shows musicais. Nós estamos solicitando da Globo e da FIFA trazer para Natal os cantores Margareth Menezes, Araketu, Olodum, Marina Elali, Zé Ramalho e a Spok Frevo Orquestra de Pernambuco”. Entre as atrações locais, Carlos Eduardo citou as cantoras Khristal, Lane Cardoso e Carlinhos Zen. “Vamos realizar os shows que tem um custo estimado ao redor de R$ 4 milhões. O desafio agora é buscar os parceiros. O fato é que Natal vai estar no clima da Copa do Mundo”, frisou ele.
Para o prefeito, o FIFA Fan Fest completa a copa porque o turista assiste ao jogo e ainda se diverte ao mesmo tempo. “Quem vai assistir ao jogo pelo telão é justamente aquele torcedor que por algum motivo não teve acesso ao ingresso. Então ele vai para o Fan Fest. Lá, ele assiste ao jogo pelo telão, torce (com toda infraestrutura que o local vai oferecer inclusive uma praça da alimentação) e ainda assiste aos shows.” Carlos Eduardo lembrou que o município fez o mesmo durante a Copa das Confederações quando colocou um telão no estacionamento do ginásio Nélio Dias que chegou a ter 20 mil pessoas assistindo ao jogo e se divertindo.
Foi com essa estatística que a prefeitura resolveu bancar o Fan Fest que deverá contar com a mesma estimativa de público, dependo do jogo. “Vamos realizar esse evento em um ponto central da cidade, entre as zonas Norte e Sul. Vamos estar num lugar muito bonito que é a Praia do Forte. Tem algum lugar mais bonito? Tem o Passo da Pátria e Ponta Negra, mas o local escolhido, por não ter dado certo o Centro de Convenções como estava previsto anteriormente, é a Praia do Forte onde Natal começou e onde já houve vários outros eventos. Isso é uma forma de democratizar a copa. Nós vamos instalar o telão e fazer referidos shows com a garantia de que vai ser um grande sucesso.”
O presidente da Funcarte, Dácio Galvão, considera o Fan Fest como um momento muito importante para a cidade principalmente porque não só reafirma os valores do Brasil e do Rio Grande do Norte como também oferece uma área de conveniência, lazer e entretenimento durante 30 dias. “Todos irão visualizar os jogos com todo conforto e assistir as atividades culturais. A festa será realizada de 10h às 22h durante todos os dias da copa do mundo de 12 de junho a 13 de julho.”
Rolar para cima