Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

FESTIVAL SABOREANDO 2008 NA CIDADE DE CURRAIS NOVOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ACONTECE NOS DIAS 10,11, 12 E 13 DE DEZEMBRO

Seridó é o nome da mais gastronômica das regiões do Rio Grande do Norte e sua tradição culinária é exportada sem parcimônia para outras partes do estado. Além de bons na cozinha, os seridoenses são exímios empreendedores, por isso grande parte dos restaurantes famosos da capital, Natal, são controlados por famílias seridoenses, entre eles dois ícones da gastronomia potiguar, o Abade, considerado o melhor da cidade, e o Camarões, um verdadeiro cartão de visitas do povo natalense.

Tanta riqueza culinária incentivou a Abrasel, o Sebrae e o Governo do Estado a criarem um festival gastronômico só dedicado ao Seridó, o Saboreando, bela construção fonética que casa perfeitamente com a boa reputação da qualidade com que os itens da mesa são tratados pelo povo seridoense.

Este ano o festival Saboreando acontecerá nos dias 10, 11, 12 e 13 de dezembro de 2008, na cidade de Currais Novos, considerada a porta de entrada do Seridó, e será um grande momento da prática da cozinha “fusion”, o intercâmbio de experiências entre culturas diferentes. Está programada uma seqüência de oficinas cujo tema é fusão da cozinha mediterrânea com os ingredientes e costumes regionais. Junto com os cozinheiros seridoenses vão estar o consultor francês Françoise Shimidt; os italianos Victtório Marzocchi e Francesco Belvederi, donos de cantinas consagradas em Natal e no balneário da Pipa; e um dos coordenadores do primeiro curso universitário de gastronomia do Rio Grande do Norte, Samir Heckert.

Segundo o presidente da Abrasel no RN e Secretário de Turismo de Currais Novos, Celso Cruz, o Rio Grande do Norte aposta na gastronomia para a interiorização do turismo. “O Saboreando, que está em sua terceira edição, aquece o comércio, incentiva a geração de renda, cria novos postos de trabalho e fortalece o turismo de eventos”.

A estrutura é montada de forma a aproximar a prática da alta gastronomia ao julgo popular. Tendas são montadas em espaços públicos e a população é levada a degustar os pratos comercializados a preços acessíveis mas com excelente apresentação. O SEBRAE e o Governo do Estado consideram que é fator importante incentivar a cultura local e acreditam que essa é uma oportunidade de promover a integração dos municípios do Pólo Turístico do Seridó.

Roteiro Seridó
http://www.roteiroserido.com.br

Boa Viagem