Festas da vindima na República Tcheca

 

Não é só de cerveja que se orgulha o país. Seus vinhos são outro tesouro gourmet. E no outono, época da colheita, é uma excelente ocasião para conhecer e provar vinhos jovens e outras especialidades locais

Exiba melnicke- festa da vindima.jpg na apresentação de slides

 

 

 

Esta é outra faceta da República Tcheca que encanta os apreciadores de vinho: s  vinhedos, adegas características com um serviço agradável e variedades de vinho típicos  que incluem, por exemplo, o Cabernet Morávia,  intensamente floral,  o rubi Lemberge, o aromático Pálava da Moravia ou o Neronet com notas de groselha e cereja, cultivado na Boemia.

 

 

A vinicultura tem uma longa tradição no país e alcançou sua maior expansão no século 17, quando foram plantados cerca de 35.000 hectares de vinhas. Hoje, é possível degustar vinhos  principalmente do Sul da Morávia (região de Znojmo, Velké Pavlovice, Mikulov ou Slovácko), embora a capital, Praga, Litoměřice e Mělník também tenham sua própria produção.

 

 

O outono na República Tcheca é tradicionalmente associado com o lançamento e celebração da vindima, quando as primeiras uvas da nova safra são prensadas. Além da degustação, as festas da vindima  também incluem desfiles históricos, danças folclóricas e oficinas de artesanato.

 

 

 

Vinhos no Castelo de Praga

 

 

 

Na capital da República Tcheca, é possível desfrutar dos festivais da vindima, diretamente nos interiores e jardins do Castelo de Praga. A degustação de vinhos tchecos e da Morávia é acompanhada por música e demonstrações de artesanato tradicional. A seleção do Castelo de Praga não é aleatória: é precisamente aqui, na verdade, onde pode ser encontrado um dos melhores e mais antigos vinhedos na Boêmia, cujas origens remontam ao século 10.

 

Vinho típico de Praga também é cultivado em partes dos vinhedos Troja ou Havlickovy, onde, este ano,  também haverá  festival da vindima  de outono. O programa inclui dança e performances de esgrima, mercado histórico e concertos.

 

 

Os festejos da Vindima em Praga:

 

 

Trója: Festa da Vindimal – Setembro 13

 

Festival da Vindima no Castelo de Praga – Setembro 20 – 21

 

Festival da Vindima  de São Venceslau – Setembro 27-28

 

Festival da Vindima de Grébovka – Setembro 27-282

 

 

 

O festival da vindima na Morávia do Sul

 

 

 

Vinho e festivais de  vinho jovem também podem ser apreciados  no sul da República Tcheca. Além de suas caves únicas, a Morávia também oferece seu vinho nas festas populares da vindima. Uma das mais famosas acontece em Znojmo, onde também é relembrada a visita do rei João de Luxemburgo no ano de 1327. O festival de Znojmo é comemorado desde 1966, e a cada ano atrai dezenas de milhares de pessoas com o seu vinho, saborosas linguiças e queijos caseiros.

 

No entanto, na Morávia do Sul você vai encontrar também outras celebrações da colheita, por exemplo, em Valtice e Mikulov. Como parte do festival da vindima, o Campeonato Tcheco para reconhecimento dos aromas do vinho no chateau Mikulov, onde está a maior adega de barris da Europa. Todos os visitantes podem testar seu olfato para o vinho e descobrir  aromas de banana, marzipã ou rosa nas amostras.

 

 

Festivais de vindima no Sul da Moravia:

 

·                     Festival da Colheita em Znojmo – Setembro 12-13

 

·   – Setembro 12-13

 

·   Festival Pálava em Mikulov – Setembro 12-14

 

·   Festival da Colheita em Valtice – Outubro 3-5

 

 

 

 

 

Vinho de St. Martin –  Beaujolais tcheco e vinhos doces especiais

 

Claro que o festival da vindima  não é a única celebração outonal de vinho. Pouco antes do Beaujolais francês acontecer em novembro, os amantes do vinho na República Tcheca podem desfrutar de uma especialidade local: o primeiro Vinho de St. Martin é aberto em 11 de novembro, às 11 horas. É fresco e frutado, porque ele amadurece em apenas algumas semanas.

 

A tradição do vinho de St. Martin não é nova. Ele foi usado para brindar a Corte  do Imperador Joseph II, no século 18. Novembro era, de fato, um período em que os produtores de vinho concluiam seu trabalho e negociavam seus serviços para o próximo ano com uma taça de vinho novo. Além disso serviam ganso assado com chucrute e bolos . Até hoje, muitos restaurantes, bares e adegas oferecem um menu especial com vinhos de St. Martin, que apresenta adaptações tradicionais e modernas do ganso de St. Martin.

 

O início de novembro na República Tcheca também inclui a colheita de uvas maduras ideais para a produção de vinho de palha e Ice Wines. Estes contêm uma elevada proporção de açúcar e são fortemente aromáticos. Os melhores Ice Wines  e vinhos de palha de todo o mundo  poderão ser degustados no Concurso Internacional de Ice Wine do Mundo, realizado de 29-31 agosto na bela área Lednice-Valtice.

 

 

Mais dicas sobre festivais do vinho: www.czechtourism.com

 

 

 

Mais informações: Escritório de Turismo da República Tcheca: [email protected]

 

Boa Viagem por Cristina Lira
Rolar para cima