Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Evino ensina os primeiros passos para degustar um vinho em casa e testar opções de harmonização

Com alguns alimentos específicos, é possível identificar os diferentes contrastes que um mesmo vinho pode proporcionar

Quando se fala em vinhos, harmonização e degustação surgem como os maiores desafios para quem é novo na área. Testar combinações, experimentar e apreciar os sabores são rituais que ajudam a identificar os contrastes, despertar a curiosidade e aumentar o interesse do consumidor pela bebida.

Com a proposta de democratizar o consumo de vinhos no País, a Evino, um dos maiores e-commerce da bebida do Brasil, aposta no desenvolvimento de conteúdos cada vez mais didáticos. O objetivo é ajudar o consumidor a aperfeiçoar o paladar e buscar novas experiências.

De acordo com a sommelière Jessica Marinzeck, uma experiência interessante, que ajuda os consumidores a identificar como um mesmo vinho proporciona diferentes sensações, pode ser realizada em casa, com um grupo de amigos ou familiares. “Com um vinho e alguns alimentos específicos, podemos criar uma ótima oportunidade de descobrir mais sobre como o sabor do vinho muda de acordo com a combinação”, explica.

Jessica aponta alguns alimentos chaves para a primeira experiência. São eles: queijo salgado – como o parmesão, massa com molho vermelho e chocolate. O vinho para essa primeira experiência pode ser um Cabernet Sauvignon, por se tratar de uma uva bastante democrática.

“A proposta é mostrar que um mesmo vinho parecerá, mais ou menos ácido, mais macio, doce ou amargo, dependendo do que for servido antes ou junto com ele”, explica Jessica Marinzeck, sommelière da Evino.

Após separar o vinho e os alimentos, é hora de despertar os sentidos e preparar-se para identificar novos sabores. “A sequência dos alimentos indicada é começar com o parmesão, seguindo pela massa com molho vermelho. O último deve ser o chocolate”, orienta.

Com o Cabernet Sauvignon o sal do parmesão vai amaciar os taninos do vinho e deixá-lo mais palatável. Quando chegar a vez da massa, a acidez do molho combinará muito bem com a acidez do vinho, o que faz com que a bebida não fique enjoativa. Já o chocolate, que pede um vinho mais doce, deixará o vinho mais amargo.

De acordo com a sommelière, a experiência mostra que um mesmo tipo de vinho pode ser percebido de diferentes formas, dependendo dos acompanhamentos. Assim, a partir da primeira percepção, a ideia é testar novas combinações, o que ajudará a desenvolver o paladar e entender as harmonizações que mais agradam.

Jessica indica outros alimentos chaves para as próximas experiências. São eles: ceviche, salmão defumado, pratos à base de cogumelo e doces em geral. Com a seleção de quatro vinhos específicos, é possível ter diferentes casamentos. Alguns exemplos que podem gerar uma ótima degustação são vinhos como: Espumante Brut, Porto Tawny, Barolo e Sauvignon Blanc.

“A degustação de vinhos é um caminho com infinitas possibilidades. Não há regras e nem certo e errado para quem está aprendendo. Com o tempo, a tendência é que a degustação se torne mais agradável, elegante e sofisticada”, finaliza.

Sobre a Evino

Uma das principais lojas de vinho do País, a Evino trabalha com a missão de democratizar o consumo no Brasil. Criada em abril de 2013, a empresa propõe estreitar a relação do brasileiro com a bebida, não apenas por meio de preços com descontos em relação aos valores de referência no mercado, mas também com fotos e conteúdo exclusivos, incluindo sugestões de harmonização e ocasião para o consumo. Liderada pelos sócios Ari Gorenstein e Marcos Leal, aposta em curadoria especial e reúne um portfólio com ícones do mercado e rótulos exclusivos, importados diretamente de vinícolas do Velho e Novo Mundos. Além de atuar com flash-sales, trabalha com o modelo de assinaturas, como o Clube Evino Red e Clube Evino Black.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem