ESPANHA E ITÁLIA, APAIXONADAS POR FORTALEZA

Países são dois dos principais emissores de turistas à capital cearense. Jogo entre duas seleções, quinta, dará megaexposição internacional à cidade
Fortaleza vai recepcionar, nesta quinta-feira (27), a reedição da final da Eurocopa 2012, realizada em Polônia e Ucrânia. No ano passado, a Espanha levou a melhor, marcando 4 a 0 sobre a Itália. Como já detêm o título de atuais campeões do mundo, os espanhóis cederam a vaga europeia na Copa das Confederações aos italianos.
O confronto, que trouxe as duas seleções ao Brasil, volta a ser realizado esta quinta-feira (27), agora no Castelão. O jogo deve atrair grande atenção dos telespectadores no mundo inteiro, o que voltará a dar uma megaexposição a Fortaleza. No jogo Brasil x México, realizado semana passada na capital cearense, a Copa das Confederações já bateu seu recorde de audiência televisiva nos principais mercados publicitários: 40 milhões de espectadores em Alemanha, Espanha, EUA, Japão e Grã-Bretanha.
“Essa megaexposição, que só conseguimos alcançar com grandes eventos internacionais, é o principal saldo da Copa das Confederações para a sociedade brasileira”, afirmou o presidente da Embratur, Flávio Dino. “A visibilidade nos oferece um potencial muito grande para intensificar a vinda de turistas estrangeiros a estas cidades, o que aumenta a entrada de divisas diretamente em diversos setores da economia local, como artesanato e alimentação fora do lar”.
Nada mais justo que Espanha e Itália garantam a Fortaleza tamanha visibilidade. Pesquisa realizada pela Embratur mostra que os estrangeiros que visitam a cidade são quase unânimes em relação à hospitalidade do fortalezense (96,2% de aprovação).
Paixão por Fortaleza
Se em campo, a Espanha conseguiu melhor resultado sobre o rival nas últimas competições, no turismo do Ceará, é a Itália que dá goleada. Um em cada quatro estrangeiros que Fortaleza recebe tem passaporte italiano. Foram 28 mil italianos no ano passado, contra quase 8 mil espanhóis.
Mas o país da seleção campeã do mundo parece que quer virar o jogo. Números da FIFA mostram ainda que dos ingressos que haviam sido vendidos até maio, os espanhóis têm nas mãos 60% dos ingressos vendidos para estrangeiros.
“Esse é o pontapé inicial que estamos dando na megaexposição do Brasil no mundo e, obviamente, uma chance única para cidades com grande potencial de crescimento, como Fortaleza”, afirmou. 

Assessoria de Imprensa Embratur