Encerramento do Salão Nacional do Turismo comemora a retomada do crescimento setor no país

Encerramento do Salão Nacional do Turismo comemora a retomada do crescimento setor no país

Após 12 anos, o evento reuniu a formatação de toda política pública voltada ao setor sendo apresentada ao público

Com muitas manifestações culturais, atrações artísticas e diversas atividades de promoção do turismo brasileiro, chegou ao fim a 7ª e histórica edição do Salão Nacional do Turismo. Foram três dias de celebração e do reencontro do setor, que é o segundo maior gerador de empregos do país e responsável por 8% do PIB nacional.

De volta após 12 anos, o Salão ocupou um espaço de 26 mil m² na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF), trazendo para o público cinco grandes eixos do setor: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências.

Com a presença dos 26 estados, mais o Distrito Federal, o evento foi o grande retorno da maior vitrine do turismo nacional e que apresentou ao público toda a política pública que vem sendo desenvolvida para o desenvolvimento do setor.

“Nós temos hoje uma grande oportunidade de sermos protagonistas, e esse Salão veio mostrar isso! Nós queremos turismo responsável, queremos turismo sustentável, turismo inclusivo, de base comunitária, e o Brasil inteiro quer isso”, declarou o secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi.

O Salão marcou, ainda, a retomada do Prêmio Nacional do Turismo, que promoveu o reconhecimento para as práticas nas áreas de sustentabilidade, de acessibilidade, de destinos turísticos de interiorização, além de mostrar as tendências do setor, entre outros.

A secretária Executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, agradeceu a presença de todos, em especial ao empenho da equipe que se dedicou para pôr o Salão de pé. “São tantas vitórias que a gente está podendo comemorar hoje, e é graças a cada um de vocês aqui. É graças a cada pessoa, tanto servidor, colaborador, terceirizado, voluntário, vocês estão de parabéns”, destacou.

Promovida pelo Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a Embratur, o Banco do Brasil, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o SESC, o SENAC e o Sebrae Nacional, a 7ª edição do Salão resumiu a oportunidade de o público dialogar e conhecer a diversidade brasileira, aproximando a cultura, a gastronomia, a natureza e todos os destinos do país.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!