Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Embratur e Itaipu lançam programa para facilitar vistos de viajantes estrangeiros

Agência e Fundação Parque Tecnológico de Itaipu assinaram termo de cooperação nesta quinta-feira (1º)
que permitirá a criação do projeto. Na ocasião, também foi lançado edital
para aceleração de startups voltadas ao temaLançado programa que irá acelerar startups que apresentem soluções sustentáveis para desafios do turismo brasileiro (Foto: Rubens Fraulini | Itaipu Binacional)

– A Embratur e o Parque Tecnológico Itaipu lançaram nesta quinta-feira (1º), em Foz do Iguaçu (PR), o Conecta IGU – Programa de Inovação Voltado ao Setor do Turismo, em parceria com a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A iniciativa é resultado de um termo de cooperação entre a Agência e a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, também assinado nesta quinta, na presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; do diretor-superintendente do PTI, Irineu Colombo; do diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Enio Verri e da ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

O objetivo do programa é acelerar startups que apresentem soluções sustentáveis para desafios do turismo brasileiro, fornecendo condições para o seu desenvolvimento e implantação. Os dois desafios propostos no edital são: simplificar e agilizar o processo de emissão de vistos, visando facilitar a visitação de estrangeiros ao Brasil; e a criação de indicadores sobre o fluxo de turistas, permitindo a compreensão do comportamento dos visitantes e a identificação de oportunidades de crescimento.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da incorporação de soluções tecnológicas no turismo. “A gente está falando de emprego, de desenvolvimento, e de uma atividade econômica que preserva a natureza, valoriza a cultura e melhora a vida na cidade. O turismo é o grande futuro do Brasil e a incorporação de inovação tecnológica é estratégica para transformarmos todo nosso potencial turístico em realidade, em chegada de turistas, em consumo, em renda no bolso do trabalhador brasileiro”, disse Freixo.

Freixo ainda explicou como irá funcionar o Conecta IGU. “Precisamos de tecnologia para resolver os problemas do turismo, e, assim, sermos mais eficientes, diminuir a burocracia, gerar mais empregos e fazer com que o turista fique mais tempo em nossas cidades. Com o programa, queremos saber quem são nossos turistas, o que pensam, o que desejam, o que consideram em suas tomadas de decisão. Ou seja, é a inteligência de informação para gerar melhores investimentos. Do outro lado, temos o objetivo também de facilitar a emissão dos vistos, para que mais turistas possam vir para o Brasil”, detalhou.

De acordo com o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, o programa irá desenvolver uma plataforma para emitir um visto instantaneamente, além da medição e monitoramento dos visitantes para auxiliar na tomada de decisão e aumentar o movimento turístico. “É inegável a força do Turismo para o desenvolvimento do Brasil. Isso fica explícito quando circulamos por Foz do Iguaçu, que conta com uma infraestrutura de qualidade, de serviço, de hospitalidade e de recursos naturais. E esta parceria reforça a visão das duas instituições que têm a missão clara de melhorar significativamente o Turismo em nosso país, o que envolve a facilidade para emitir vistos”, explicou Irineu Colombo.

No total, serão investidos R$ 350 mil nos seis meses da etapa de desenvolvimento da PoC (Proof of Concept), ou prova de conceito, o teste na prática de soluções apresentadas por até cinco startups selecionadas, além de uma série de benefícios oferecidos conforme consta no edital.

A iniciativa faz parte das ações do EmbraturLab, o laboratório de inovação do turismo da Embratur que foi lançado em maio, durante o Web Summit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo.

Durante a assinatura da parceria, a ministra do Turismo, Daniela Carvalho, parabenizou a iniciativa da Embratur e Itaipu. “Gostaria de agradecer a Itaipu e parabenizar a Embratur pelo trabalho que vem sendo realizado, porque precisamos verdadeiramente fortalecer a tecnologia, a inovação e a sustentabilidade. Turismo forte, é economia forte”, disse.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional mencionou que Foz do Iguaçu é o segundo destino brasileiro que mais atrai visitantes estrangeiros, atrás somente do Rio de Janeiro. A própria hidrelétrica binacional e as Cataratas do Iguaçu são atrativos conhecidos internacionalmente. “Estamos na ponta do País, mas temos muito a contribuir e queremos contribuir”, afirmou. “Eu entendo que só teremos desenvolvimento com inovação tecnológica. E inovação não é só ideia, é aplicar a ideia para que ela possa ser útil para a vida das pessoas”, afirmou Enio Verri.

Edital
As inscrições para participar do Conecta IGU foram abertas nesta quinta (1º) e podem ser feitas até o dia 17 de junho. Os cadastros e envio das propostas (inscrição no programa) ocorrerão exclusivamente por via eletrônica através do site Conecta IGU Estão aptas a participar da seleção as startups que tenham projetos capazes de oferecer solução exequível, viável econômica e tecnologicamente para, pelo menos, um dos eixos estabelecidos como desafios no Conecta IGU.

O processo de seleção está dividido em três etapas: homologação e avaliação das propostas; pré-aceleração das startups (com orientação, suporte e acompanhamento das 15 mais bem classificadas); e apresentação dos projetos para uma banca avaliadora (pitch day). Ao final do processo, serão escolhidas até cinco propostas.
 

As startups selecionadas terão incentivos como: acesso a infraestrutura, apoio e mentoria técnica de especialistas do PTI-BR e da Embratur; networking e conexões com parceiros das instituições envolvidas; acesso à incubadora do PTI-BR; acesso ao Smart CTI (sandbox), para testes e validações de tecnologias do setor em ambiente real, entre outros.

Parceria
O termo de cooperação entre Embratur e Parque Tecnológico Itaipu tem validade de 48 meses e tem como objetivo a colaboração na promoção de ações e programações, visando maior abrangência de atuação e um melhor rendimento na realização dos objetivos e finalidades comuns, em especial aos setores de comércio de bens, serviços e turismo.

A divulgação da Marca Brasil, conforme o manual de uso 2023 da marca, também está prevista na parceria, além de atuar no impulsionamento da inovação na área do turismo, e produtos e construir uma atuação em sintonia com investidores e atores do mercado de turismo.

As partes definirão nos editais e contratos futuros os valores que serão repassados para startups, entidade responsável, bem como forma e etapas de pagamentos, as demais ações para execução do presente contrato poderão ser definidas por meio de termo aditivo.


Assessoria de Imprensa – Embratur
(61) 2023-8545
[email protected]

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem