Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

JOINVILLE É A CAPITAL DA DANÇA EM JULHO

Festival de Dança de Joinville chega a sua 28ª edição em 2010 reunindo bailarinos e turistas de todo o Brasil e do exterior

Entre os dias 21 e 31 de julho de 2010, bailarinos e turistas do Brasil e do exterior têm a cidade de Joinville como destino certo. O 28° Festival de Dança de Joinville promove uma profusão de artes no Norte de Santa Catarina. Considerado o maior evento do gênero no mundo pelo Guinness Book desde 2005, o Festival de Dança de Joinville recebe mais de cinco mil bailarinos. Ao total, mais de 220 horas de apresentações são realizadas em praças, hospitais, bairros, no Centreventos Cau Hansen e no Teatro Juarez Machado. Joinville é o mais importante pólo industrial de Santa Catarina, berço de grandes empresas, como Cônsul (atual Whirlpool), Embraco, Fundição Tupy, Tigre, entre muitas outras. Em julho, essa massa de trabalhadores e os turistas se encantam com a arte da dança e suas ramificações.

Pelo Festival de Dança de Joinville já passaram grandes nomes da dança como Mikhail Baryshnikov, Cecília Kerche, Natalia Osipova, Andrey Bolotin, Deborah Colker, Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo, além de importantes companhias do mundo como o Balé Bolshoi, da Rússia; o grupo Mazowsze, da Polônia; o Ballet Real da Dinamarca; o Balé Nacional de Cuba; e companhias nacionais como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Há dez anos, Joinville é a sede da única Escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia. Localizada no complexo do Centreventos Cau Hansen (palco principal do Festival de Dança), a escola foi criada em 2000, tem mais de 230 alunos e já conta com sua própria companhia, a Cia. Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Festival múltiplo

O Festival de Dança de Joinville não se trata somente de um evento competitivo ou de uma mostra. São 13 eventos que incluem desde a Mostra Competitiva até o Encontro das Ruas, sua vertente hip hop. Os bailarinos de 10 a 12 anos tem seu espaço no Meia Ponta. Espetáculos contemporâneos formam a Mostra Contemporânea de Dança. Os Palcos Abertos levam a arte para diversos locais por toda a cidade.

Além disso, o festival contempla uma faceta acadêmica com duas mil vagas para cursos, oficinas, workshops e seminários. Na Feira da Sapatilha, o visitante pode adquirir produtos relacionados à dança, desde roupas e sapatos específicos a canecas e lembranças. O Festival de Dança de Joinville abrange ainda a Rua da Dança, Dança Comunidade, Visitando os Bastidores, Passarela da Dança, Noite de Abertura, Noite de Gala, Noite dos Campeões e muito mais.

Proximidade com importantes cidades

Em julho, o inverno de Joinville não é rigoroso, o que garante comodidade a seus visitantes. A cidade fica a 120 quilômetros de Curitiba, a capital paranaense, e 180 quilômetros de Florianópolis, a sede administrativa de Santa Catarina. Nesse raio, é possível visitar destinos como Balneário Camboriú, Blumenau, São Francisco do Sul, Penha, que abriga o Parque Beto Carrero World, e demais cidades de colonização alemã.

Atrações turísticas

Além do Festival de Dança em si, Joinville tem a oferecer a tradicional culinária alemã, com pratos como o apfelstrudel (torta de maçã), a torta alemã, o marreco recheado e frutos do mar. Para beber, a dica é aproveitar para experimentar os chopes da região. A cidade proporciona também um roteiro de museus e a sede da Escola do Teatro Bolshoi.

Para quem gosta de se divertir à noite, as casas noturnas e bares de Joinville lotam durante todo o Festival de Dança. Já quem curte o meio campestre, pode aproveitar o passeio pela Estrada Bonita, um recanto de turismo rural a 23 quilômetros do centro, onde pequenas propriedades vendem produtos de fabricação caseira. Estes passeios podem ser agendados nos próprios hotéis e agências de viagem da cidade, saindo pela manhã e voltando no fim da tarde, ainda a tempo de assistir mais uma noite do Festival de Dança.

Serviço

O que: 28º Festival de Dança de Joinville
Onde: Joinville (SC)
Quando: de 21 a 31 de julho de 2010
Ingressos à venda a partir 1º de julho pelo site do festival ou diretamente na bilheteria do Centreventos Cau Hansen – Joinville (SC)
Informações: (47) 3423-1010 (Instituto Festival de Dança de Joinville)
Saiba mais: www.festivaldedanca.com.br

Principais atrações:

Noites especiais de Abertura, de Gala e dos Campeões
Mostra Contemporânea de Dança
Mostra Competitiva – balé clássico, clássico de repertório, dança contemporânea, danças populares, jazz, sapateado e dança de rua
Meia Ponta – apresentações infantis
Feira da Sapatilha
Palcos Abertos – apresentações gratuitas em centros comerciais, praças e na Feira da Sapatilha
Cursos e oficinas
Seminários de Dança
Encontro das Ruas
Passarela da Dança
Dança Comunidade
Rua da Dança
Visitando os Bastidores

Como chegar:

De avião – a cidade conta com um aeroporto, atendido regularmente por companhias aéreas nacionais.
De carro – pela BR-101, vindo de Curitiba (Norte) ou Florianópolis (Sul).
De ônibus – a partir das principais capitais, a maioria das companhias de ônibus têm passagens para Joinville.

Informações turísticas:

Promotur (Fundação de Promoção e Planejamento Turístico de Joinville) – www.turjoinville.com.br – (47) 3453-2663

Santur (Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte) – www.santur.sc.gov.br – (48) 3212-6300. Centro de Atendimento ao Turista: 0800-6446300

Centreventos Cau Hansen – www.conurb.com.br – (47) 3431-1500

Boa Viagem