Dez dias de Freixo na Embratur: discurso se concretiza nas primeiras ações

Pauta interministerial, contratação de corpo técnico qualificado e retomada da Marca Brasil estão entre as medidas iniciais adotadas pelo novo presidente da Agência — Nomeado presidente da Embratur em 13 de janeiro, Marcelo Freixo usou os primeiros dez dias à frente da Agência focado nas metas estabelecidas em sua mensagem de posse: “arrumar a casa e recuperar a imagem do país internacionalmente”.

Além de anunciar dois novos diretores com experiência e qualificação comprovadas — Roberto P. Gevaerd na Gestão Corporativa e Jaqueline Gil na Diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação –, Freixo adotou prontamente o projeto de tornar a agenda do turismo interministerial e já iniciou o processo de retomada da Marca Brasil para promover o Brasil mundo afora.

“Faremos uma gestão técnica e transparente, com base nas boas práticas do mercado. Vamos retomar o foco em marketing, promoção e apoio à comercialização do Brasil no exterior, com base em inteligência de dados e big data, parcerias com os setores público e privado, investimentos em inovação, inserção da agenda de sustentabilidade e ações climáticas e foco em resultados”, garante.

Ainda de acordo com o presidente da Embratur, “o turismo é essencial para superarmos a crise e criarmos emprego, o que falta são políticas públicas e programas que fortaleçam o setor. Para alcançarmos esses objetivos, vamos nos articular e realizar ações integradas com diversos ministérios para promovermos o turismo brasileiro”.

Neste sentido, Freixo assim que assumiu a presidência deu sequência a uma série de agendas que já apresentam desdobramentos importantes para o setor. Na primeira semana, o presidente da Embratur se reuniu com três ministros de Estado: Silvio Almeida (Direitos Humanos), Margareth Menezes (Cultura) e Márcio França (Portos e Aeroportos). O assunto comum girou em torno das festividades de Carnaval, um importante ativo do turismo brasileiro e que, de acordo com Freixo, deve ser reconhecido mundialmente como tempo de alegria e do cuidado.

Também nos primeiros dias de gestão, Freixo se encontrou com representantes da Associação Nacional dos Secretários e Diretores Municipais de Turismo (Anseditur) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Se reuniu, ainda, com o diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Alex Giacomelli. O departamento conta com 222 postos mundo afora, sendo 111 focados na promoção comercial, o que inclui o turismo. O objetivo é aproveitar essa capilaridade internacional para melhorar performance das ações de promoção do turismo no exterior.

Freixo também já anunciou que a Agência retomará a Marca Brasil, com objetivo de recuperar a imagem do Brasil no exterior e atrair mais turistas internacionais.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.