Descobrindo novos roteiros em Portugal com a HighSunDMC Tourism Experiences

Portugal é um dos destinos mais procurados pelos turistas do mundo e vem despertando a curiosidade de descobrir e desvendar novos roteiros. O público brasileiro por exemplo, gosta muito de visitar as cidades de Lisboa, Porto e Fátima, porém um novo roteiro preparado pela Higsun Tourism Experience com sede na cidade de Torres Novas, vem atraindo novos visitantes com roteiros personalizados, tour temáticos em Portugal e Espanha, atuando com uma equipe de profissionais qualificados e toda infra estrutura para atender o turista. Entre os programas em destaque : Portugal gastronômico ,santuários de Portugal, caminho de Santiago com extensão a Fátima e Lisboa, tradições de Portugal, circuito ibérico e Marrocos, Açores Encantado, entre outros.A HighSun é um operador turístico e DMC português, que constrói experiências autênticas para visitantes e atua também no turismo MICE com business com congressos e eventos.

Em Portugal, a convite da Highsun fui conhecer Torres Novas, Tomar ( a cidade dos templários) Entroncamento, entre outras. Fui de ônibus pela Rede Expresso ( peguei o onibus na estação Sete Rios em Lisboa) e ao chegar em Torres Novas fui recebida pelo executido da Highsun, Filipe Romão que me levou para conhecer esse roteiro fascinante na região Centro de Portugal. Destaque também para o Castelo de Almourol e seu visual deslumbrante, e seus passadiços lindos. Com uma equipe formada pelo empresário Paulo Luz, a Highsun está sempre presente nas feiras mundiais de Turismo

Fiquei encantada com a cidade de Torres Novas, pequenina mas com tudo bem organizado e bonito.Torres Novas é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Santarém, na província do ribatejo, na região centro e sub-região do médio tejo com cerca de 18 000 habitantes. Tive a oportunidade de conhecer um pouco a cidade, passando pelo parque, comércio e restaurantes, onde pude saborear carapaus com arroz de tomate.

Uma das grandes curiosidades era conhecer a cidade de Tomar, conhecida por ser uma cidade templaria com o seu famoso convento de Cristo, ou Castelo de Tomar. A janela do capítulo é um dos lugares mais visitados pelos turistas . No dia da minha visita, conheci duas peregrinas de Minas Gerais que estavam a caminho de Compostela, e elas ficaram encantadas com a obra da janela.

Tomar é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Santarém, na província do Ribatejo na região do Centro e sub-região do Médio Tejo, tendo 19 654 habitantes. É sede do município de Tomar com 351,2 km² de área e 40 677 habitantes, subdividido em 11 freguesias.

Janela do Capítulo

A Nave manuelina, tanto internamente como exteriormente, é guarnecida de uma profusa ornamentação escultórica simbólica, heráldica e sacra. Todos os elementos arquitectónicos, cimalha, pináculos, contrafortes, janelas, etc., são envoltos numa profunda plasticidade que os temas figurativos lhes conferem, a ponto de dissimularem as suas funções arquitectónicas e estruturais.

O caso mais emblemático deste tratamento formal, são as janelas da sacristia manuelina dita “Casa do Capítulo”. Inicialmente em número de três, chegaram aos nossos dias duas: Uma, em segunda luz, virada a sul, é visível do Claustro Principal, a outra, na fachada ocidental, é a famosamente conhecida por Janela do Capítulo.

Ladeada por dois gigantescos contrafortes, ou botaréus, esta janela é ornada por um exuberante universo figurativo onde estão presentes os temas de marinhagem – a madeira, o cordame, as bóias, etc., – as insígnias da Ordem – a cruz heráldica, esfera armilar, o brasão do reino, – e figurações simbólicas, particulares à mística da Cavalaria Espiritual e à missão que a Ordem de Cristo tinha na empresa das Descobertas.

Convento de Cristo (século XII – século XVIII) é a denominação atribuída a um conjunto de edificações históricas situado na freguesia de São João Baptista, cidade de TomarPortugal. O início da sua construção remonta a 1160 e está intimamente ligado aos primórdios do Reino de Portugal e ao papel então desempenhado pela Ordem dos Templários, onde tinha a sua sede portuguesa, tendo subsequentemente sido reconfigurado e expandido pela herdeira Ordem de Cristo.

Construído ao longo de centenas de anos por alguns dos mais importantes mestres e arquitetos medievos a trabalhar em território nacional (Diogo de ArrudaJoão de Castilho e Diogo de Torralva entre tantos outros), este conjunto arquitetónico inclui edificações diversificadas, quase todas de notável relevância patrimonial, podendo destacar-se o castelo e a Charola templária, os claustros quatrocentistas, a igreja manuelina e o convento renascentista. A sua configuração presente reflete as sucessivas funções a que se destinou e as tipologias arquitetónicas dos períodos históricos em que foi edificado. Nele podemos encontrar elementos tipicamente românicosgóticosmanuelinosrenascentistasmaneiristas e do chamado estilo chão.

Compêndio de arte, e compêndio de história“, ao Convento de Cristo estão estreitamente ligadas muitas figuras maiores da história de Portugal. Desde logo o mestre Templário Gualdim Pais, verdadeiro fundador da cidade de Tomar; o Infante D. Henrique, responsável por uma importante fase de reconversão e expansão do convento; D. Manuel I, que mandou erigir a igreja quinhentista, verdadeiro Ex libris do estilo manuelinoD. João III, que implementou uma radical refundação da Ordem de Cristo e do próprio convento, ali projetando as suas preferências arquitetónicas; Filipe II de Espanha, que prolongou o programa construtivo do reinado de D. João III e aí realizou as cortes que o reconheceram como rei de Portugal[2]

O Convento de Cristo destaca-se como um dos mais importantes conjuntos monumentais existentes em território português e encontra-se classificado como Monumento Nacional (1910) e como Património Mundial (1983)

Agradecimento especial a Filipe Romão, Francisco, Paulo e todos da HighSun MDC

E ao Turismo do Centro pelo ingresso para visitar o convento de Cristo.

Quer saber mais?. Contrate a HigSunDMC

Para contatos e reservas com a HighSunDMC:

Endereço: Rua do Nogueiral, Edifício Galinha Sala 2.11, 2350-413 Torres Novas

Telefone: +351249 819 250

Portugal

email [email protected]

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.