Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Dakar teve mais de 4 milhões de espectadores

Dakar

Dakar teve mais de 4 milhões de espectadores – A 7ª edição do Rally Dakar atraiu mais de 4 milhões de pessoas, em todas as províncias, incluindo os dois últimos acampamentos, em Termas de Rio Hondo e Rosário e o encerramento, em Buenos Aires (Tecnópolis), no último sábado, dia 17, onde aconteceu a premiação. Na oportunidade, o ministro de Turismo da Argentina, Enrique Meyer reafirmou a importância desta competição para o país, no que diz respeito ao impacto econômico em cada um dos destinos por onde passa, além de colocar a Argentina diante dos olhos do mundo, através das transmissões por TV em mais de 190 países. Meyer também informou que a atual temporada turística está sendo muito boa. “Até agora já registramos 5,6 milhões de chegadas, em todos os destinos do país, o que significa um aumento de 10% se comparado ao mesmo período do ano anterior. A este número se somam a mobilização dos 4 milhões do Dakar” – concluiu. Esta 7ª edição do Dakar percorreu as províncias de Buenos Aires, Santa Fé, Córdoba, San Luis, San Juan, La Rioja, Jujuy, Salta, Tucumán, Santiago del Estero, e a Cidade de Buenos Aires.

Uma avaliação do vinho argentino – Entre os dias 8 e13 de fevereiro próximo, WofA (Wines of Argentina) e a Corporação Vitivinícola Argentina vão promover em Mendoza o Argentina Wine Awards (AWA) 2015: “The Empowerment of Women in wine” (A capacitação da mulher no vinho), evento que visa avaliar e premiar a qualidade e os avanços da indústria vitivinícola argentina. O AWA 2015 contará, como todos os anos, com  seminário a cargo dos membros dos jurados internacionais, que falarão sobre temas de interesse como a evolução de seus respectivos mercados, a percepção dos vinhos argentinos e outros.  Entre os jurados, estarão: Susan Kostrzewa (EUA), Shari Mogk Edwards (Canadá), Annette Scarfe  (Singapur/HK) e Suzana Barelli (Brasil). O encerramento será feito pela jornalista e Master Wine inglesa Jancis Robinson, que segundo a revista Decanter, é a jornalista de vinhos mais respeitada do mundo. Em 1984, foi a primeira pessoa fora da indústria do vinho a passar no exame mais rigoroso do mundo: Master of Wine. Inscrições e outras informações, consulte:  https://eventioz.com.ar/e/seminario-awa-2015-la-vision-de-las-mujeres-en-la

Turismo de eventos – Segundo o Anuário 2013 do Observatório Econômico de Turismo de Reuniões da Argentina, dentro de suas seis regiões turísticas, há 44 destinos aptos para a realização de eventos internacionais. Dos 223 que aconteceram em 2013 no país, a província de Buenos Aires sediou 30 eventos, dos quais 33% foram em La Plata. O informe apresenta o ranking ICCA, que mostra Buenos Aires como a cidade número 1 em nível nacional, com 113 congressos internacionais. Em seguida estão Córdoba, com 19 eventos; Mendoza, com 14 congressos internacionais e a cidade de La Plata, em 4º lugar, com 10 congressos. De acordo com a AOCA – Associação Argentina de Organizadores e Provedores de Exposições, Congressos e Eventos, o turismo de reuniões é um dos que mais cresceram dentro do turismo nacional, nos últimos anos, e pela sua potencialidade, deverá continuar crescendo. “Este fenômeno favorece o desenvolvimento das cidades que se posicionam como sedes de eventos nacionais e internacionais. Aporta benefícios ao setor hoteleiro, gastronômico e comercial, melhora a rentabilidade e os níveis de ocupação, além de promover a profissionalização do turismo”, considera Diego Gutiérrez, presidente da AOCA.

Verão na praia – Miramar, balneário da província de Buenos Aires, distante 43 quilômetros de Mar del Plata teve a maior preferência entre os mais de 3 milhões de turistas que visitaram a costa bonaerense, durante a primeira quinzena deste mês de janeiro. Dados da Secretaria de Turismo da província de Buenos Aires indicam que a ocupação hoteleira na cidade foi de 85%, índice só registrado no balneário de Pinamar. Os demais estiveram com 75% (Mar del Plata), 70% (Monte Hermoso e Villa Gesell), 62% (Necochea), e entre 60 e 65% (as localidades do Partido de La Costa). Ainda segundo dados oficiais de Miramar, a tendência é que os índices se mantenham na segunda quinzena também. A ocupação prevista em hotéis de 2 e 3 estrelas é de 85%, em apart hotéis e chalés, de 100% e em hosterias, 90%.

Verão na montanha – Quem elegeu a Patagônia como lugar ideal para suas férias está encontrando diversão e aventura nas atividades que oferece, por exemplo, o Chapelco Ski Resort. Na programação, para adultos e crianças, atividades como mountain bike; tobogã, tirolesa, trekking, pesca com mosca, rafting, arco e flecha, mini golfe, high jump; e uma proposta gastronômica para desfrutar de sabores variados, em plena montanha. Localizado na base do centro de esqui, a 19 quilômetros de San Martin de los Andes, Cerro Chapelco oferece guias especializados e profissionais capacitados para acompanhar os visitantes. As atividades podem ser contratadas de forma individual ou através de um passaporte, válido para toda a temporada. Chapelco Verão está aberto todos os dias (exceto domingos), das 10 às 18 horas. A temporada vai até 28 de fevereiro. Mais informações: www.chapelco.com

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem