Curso de Especialização em Turismo Responsável está com inscrições abertas


Servidores de órgãos públicos estaduais e federais do setor terão 30 vagas disponíveis

O Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, abriu as inscrições para as Secretarias Estaduais de Turismo participarem do Curso de Especialização em Turismo Responsável. Serão oferecidas 30 vagas para servidores que integram o quadro técnico dos órgãos públicos estaduais e federais.

Confira o Edital de seleção.

As inscrições já estão abertas e seguem até 20 de dezembro, com previsão de início das aulas em março de 2024. O curso terá duração de 18 meses e carga horária de 360 horas, de forma inteiramente gratuita, capacitando os profissionais como multiplicadores do conhecimento em seus respectivos estados e regiões.

Realizado no formato EAD, o curso tem o objetivo formar gestores públicos de turismo com conhecimentos teóricos e práticos sobre Turismo Responsável, para que sejam capazes de orientar, administrar e atuar no desenvolvimento de boas práticas e de modelos de gestão turística sustentável e responsável em seus destinos.

Desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a especialização é financiada pelo Ministério do Turismo (MTur), no âmbito do Projeto “Brasil, essa é a nossa praia!”

HISTÓRICO – O projeto é desenvolvido desde 2019, atuando de forma sinérgica e complementar às ações do Governo Federal para o desenvolvimento e gestão turística responsável do território nacional.

Inclui ações diretas em destinos turísticos e a produção de materiais orientadores, com o intuito de sensibilizar gestores públicos e privados, comunidade local e visitantes para a adoção de práticas de turismo responsável, com foco em três grandes dimensões: sustentabilidade, turismo de base comunitária e segurança turística.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!