Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Com alta do dólar, turistas brasileiros adequam roteiros internacionais

 

América Latina e Leste Europeu se tornam excelentes opções de viagem

A alta do dólar tem alterado os planos de viagem internacional de muitos brasileiros, principalmente aqueles que haviam escolhido destinos como Flórida e Nova York, os preferidos por aqui. Os turistas têm buscado opções mais econômicas, fugindo da moeda norte-americana e escolhendo destinos da América do Sul e Europa por exemplo.

De acordo com Thiago Zacharias, diretor da agência Livre Acesso Turismo, muitas pessoas que tinham planos de viajar para os Estados Unidos e não desistiram, estão readaptando os roteiros e procurando opções mais econômicas de passeios por lá. “Existe a opção de hotéis com menos luxo e mais barato, pacotes de passeios mais enxutos, e período de permanência menor. Com a alta do dólar, o turista tem procurado gastar menos para que a viagem continue cabendo no orçamento”, conta Thiago.

Para aqueles que preferem manter o mesmo padrão e tempo de viagem, existem destinos que rendem ótimos passeios e ainda fogem do dólar alto, como é o caso de países da América Latina como Colômbia, Argentina, Chile, México e Costa Rica. Estes destinos são repletos de belezas naturais, passeios histórico-culturais, alta gastronomia, com boa estrutura de hotéis e restaurantes. Há atrações para todos os tipos de público. “A moeda desses países também se desvalorizou e seu valor em relação ao real não se modificou tanto. As passagens aéreas para estes destinos têm preços mais em conta e frequentemente surgem promoções das companhias aéreas”, afirma Zacharias.

O Leste Europeu também surge como um destino alternativo e mais barato. Com atrações belíssimas, algumas capitais como Viena (Áustria), Praga (República Tcheca) e Budapeste (Hungria) se destacam pela agitada vida noturna, passeios culturais, paisagens naturais e uma arquitetura fascinante, com a vantagem de ter preços mais em conta do que os roteiros mais procurados da Europa como Paris, Londres e Amsterdã.

Planejar a viagem com antecedência também tem sido uma saída para driblar o dólar mais alto pois com uma antecedência de 3 a 6 meses na compra, o turista já consegue boas promoções e preços mais acessíveis. Outra dica é evitar gastos excessivos com as costumeiras compras no exterior, afinal, é preferível viajar sem fazer compras do que não viajar. “As principais dicas para não precisar cancelar a tão sonhada viagem internacional é pesquisar, se organizar e fugir dos destinos óbvios. É possível contornar essa situação com planejamento, foco e criatividade”, finaliza Thiago.

A agência Livre Acesso Turismo pode ajudar na escolha do destino e no planejamento da viagem. Mais informações podem ser obtidas no site da agência www.livreacesso.tur.br ou através do telefone (16) 3941.3086.

 

 


Thiago Zacharias, diretor da Livre Acesso Turismo

 

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem