Centro de Portugal levou a Madrid o melhor da gastronomia e do turismo da região

  • Participação na FITUR, uma das maiores feiras de turismo da Europa, foi um sucesso. Ocasião serviu para mostrar o melhor da região e manter reuniões estratégicas com potenciais parceiros.
  • Centro de Portugal surpreendeu os visitantes da FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, que aconteceu de 24 a 28 de janeiro, com uma experiência de sabores que revelou a riqueza e a diversidade da sua gastronomia e das ofertas turísticas do território.
  • O evento contou com a representação institucional da Turismo do Centro, por parte de Jorge Sampaio e Elsa Marçal, membros da Comissão Executiva, além da participação de diversas Comunidades Intermunicipais (CIM), municípios, empresas e associações.
  •  
  • Uma experiência de sabores
  • O ponto alto da participação aconteceu no sábado, dia 27, a partir das 16h30, com a realização da experiência gastronómica “Uma Viagem pela Gastronomia do Centro de Portugal”, que mostrou a riqueza e a diversidade dos produtos, pratos e vinhos da região, bem como os seus principais atrativos turísticos. A iniciativa foi conduzida por João Quaresma, da Turismo Centro de Portugal, em colaboração com as oito CIMs da região, as suas cinco Comissões Vitivinícolas e a InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro.
  • A jornada culinária deu a provar alguns dos melhores produtos das 8 CIMS, numa degustação harmonizada com os vinhos das cinco regiões demarcadas do território: Dão, Bairrada, Região de Lisboa, Tejo e Beira Interior.
  • No início do evento, Jorge Sampaio deu as boas-vindas ao Centro de Portugal, introduzindo os visitantes a uma viagem mágica que contou a história da gastronomia de toda a região Centro de Portugal.
  • De seguida, João Quaresma apresentou e deu a provar os produtos de cada uma das sub-regiões do Centro de Portugal, convidando cada um dos respetivos representantes a dar a conhecer os principais ativos turísticos do seu território.
  • Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, sublinhou a autenticidade e o saber receber dos verdadeiros beirões. Quanto aos produtos turísticos, destacou o Vinho do Dão, o património, a cultura, a saúde e bem-estar – Viseu Dão Lafões tem a maior concentração de termas do país – e o turismo de natureza, com mais de 1700 quilómetros de percursos pedestres e de BTT, em que sobressaem as Ecopistas do Dão e do Vouga.
  • Ricardo Cruz, representante da CIM Região de Coimbra e presidente da Câmara Municipal de Tábua, salientou a gastronomia rica desta região, elucidando com a chanfana, os queijos DOP Serra da Estrela e Rabaçal, a doçaria conventual e o arroz carolino do Baixo Mondego, sem esquecer os vinhos da Bairrada.
  • Pedro Pimpão, vice-presidente da CIM Região de Leiria e presidente da Câmara Municipal de Pombal, apresentou o turismo patrimonial e de natureza como os dois pontos fortes do território, lembrando que o Mosteiro da Batalha, os castelos, as serras, as praias e as paisagens naturais são excelentes motivos para visitar a região de Leiria.
  • Paulo Simões, Secretário Executivo da CIM Oeste, evidenciou que este é um território sustentável, sinónimo de surf – é um dos melhores destinos do mundo para praticar desportos náuticos –, de património e de excelentes vinhos e de fruta, como a maçã e a pera. É uma região onde até há dinossauros, lembrou.
  • Já João Carvalhinho, Secretário Executivo da CIM Beira Baixa, referiu que esta região é uma das portas do Centro de Portugal para Espanha, partilhando com o país vizinho o Rio Tejo e uma reserva da biosfera e sublinhando que os seus oito municípios dispõem de uma grande riqueza e diversidade.
  • João Quaresma coube a apresentação dos destinos Região de Aveiro (ovos moles de Aveiro), Médio Tejo (presunto e enchidos) e Beiras e Serra da Estrela (Queijo Serra da Estrela DOP e os doces D. Sancho).
  •  
  • Balanço muito positivo
  • Em jeito de balanço, Jorge Sampaio, elemento da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal, considera que a participação do Centro de Portugal na FITUR foi um enorme sucesso. “A FITUR é hoje uma das feiras de turismo mais importantes da Europa e é estratégica para o Centro de Portugal, uma vez que o mercado espanhol é crucial para a região. Por isso, foi com grande satisfação que tivemos a oportunidade de levar ao público do país vizinho o melhor da região e das suas oito comunidades intermunicipais”, diz.
  • “Além dos momentos promocionais, aproveitámos a nossa participação na feira para manter reuniões estratégicas com parceiros espanhóis, tendo ficado abertos novos eixos de comunicação, que prometem impulsionar a notoriedade da região. Antecipamos com entusiasmo futuras colaborações e conquistas. Por tudo isto, considero que foi uma participação muito positiva”, conclui Jorge Sampaio.
  • A presença institucional da região na FITUR foi assegurada pela Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, com uma presença física no stand do Turismo de Portugal.
  • Além da participação da Turismo Centro de Portugal, vários parceiros regionais apresentaram as suas propostas durante a FITUR, nomeadamente as Aldeias Históricas de Portugal, o Museu do Caramulo, a Terras da Transumância e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, entre outros.Sobre a Turismo Centro de Portugal:

A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!