AHP e ENA lideram Projeto “Turismo + Sustentável” para impulsionar Eficiência Energética nos Hotéis

AHP e ENA lideram Projeto “Turismo + Sustentável” para impulsionar Eficiência Energética nos Hotéis

– A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA) lideram o projeto “Turismo + Sustentável”, financiado no âmbito do Plano de Promoção e Eficiência no Consumo de Energia aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e incluído no Plano Turismo + Sustentável do Turismo de Portugal, que visa promover a eficiência energética no setor hoteleiro em Portugal, bem como responder aos desafios de sustentabilidade competitividade que o setor atualmente enfrenta.

Esta parceria estratégica para o setor, consiste no desenvolvimento de uma Plataforma de Monitorização e Gestão Energética e Ambiental – a Plataforma T+S – que recolhe, de forma automatizada, dados sobre o consumo de energia elétrica, gás e água, bem como dados relativos à produção hoteleira na perspetiva de negócio, permitindo analisar, avaliar e reportar o estado e evolução do desempenho energético do hotel e ainda compará-lo com outros estabelecimentos hoteleiros com características semelhantes.

A reunião de arranque do projeto decorreu na passada sexta-feira, 26 de janeiro, com cinco hotéis piloto associados da AHP – Grande Hotel do Porto, Lisbon Marriott Hotel, Pestana, Salgados Palace e Terceira Mar Hotel. Estes estabelecimentos foram escolhidos pelas suas características e perfis de consumo e operação distintos, onde vão ser implementadas e testadas ferramentas tecnológicas e práticas destinadas a melhorar o seu desempenho energético.

Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, destaca a importância do projeto“Este projeto reforça o nosso compromisso coletivo para com os objetivos de desenvolvimento sustentável, através da promoção da eficiência energética na hotelaria. Depois deste grupo-piloto, é nosso objetivo alargar este projeto a todos os nossos associados, visto estar em linha com o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Programa HOSPES e que, entre outros fins, pretende capacitar a indústria hoteleira com ferramentas que lhe permitam, objetiva e mensuravelmente, ser cada vez mais sustentável.”

O Diretor Técnico da ENA, Orlando Paraíba, realça o propósito do “Turismo + Sustentável”“É nosso objetivo criar ferramentas tecnológicas que permitam analisar, avaliar e reportar o desempenho energético de cada hotel, contabilizar e gerir os recursos e as emissões de Gases com Efeito Estufa, quer em termos individuais e comparativos, quer em termos de informação mais agregada do setor da hospitalidade.”

O projeto “Turismo + Sustentável” está alinhado com o Programa HOSPES, programa corporativo de Responsabilidade Social e Ambiental da AHP.  


Ao lançar as bases para uma hotelaria mais eficiente e sustentável, o projeto “Turismo + Sustentável” promete impactar positivamente não apenas os hotéis participantes, mas toda a indústria hoteleira portuguesa.

Sobre a Associação da Hotelaria de Portugal    

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) é a maior associação patronal da indústria hoteleira em Portugal.  Com mais de 800 associados, a AHP representa toda a Hotelaria, bem como os estabelecimentos de alojamento local coletivo – Hostels, Guesthouses e blocos de apartamentos com serviço integrado -; Resorts; TER e TH. A AHP disponibiliza um conjunto de serviços indispensáveis para a gestão e operação das empresas, centrando a sua ação no negócio dos seus associados e no futuro da Hospitality Industry. Foi reconhecida como Associação de Utilidade Pública (outubro de 2013) e em fevereiro de 2022 foi condecorada pelo Presidente da República como “Membro Honorário da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Comercial”, em razão dos serviços relevantes no fomento e na valorização de um setor económico.    

    

Sobre o Programa HOSPES by AHP  

Programa Corporativo de Responsabilidade Social e de Sustentabilidade Ambiental desenvolvido pela Associação da Hotelaria de Portugal e seus associados desde 2013. O Programa HOSPES by AHP tem por base uma rede colaborativa dinamizada pela AHP, num modelo de economia partilhada e circular, que promove e reforça a ligação e compromisso da Hotelaria com a comunidade e com o planeta.    

O Programa assenta em dois pilares: o primeiro, da Responsabilidade Social/“We Share”, consiste na reintrodução na economia social, através da AHP, de bens e equipamentos dos Hotéis, usados e em bom estado de conservação; no Emprego Inclusivo e no Voluntariado Corporativo, através de parcerias com diversas entidades. Entre as mais de 100 IPSS apoiadas diretamente, o Programa tem parcerias com, entre outras instituições, o Banco Alimentar, o Conselho Português para os Refugiados e a RedEmprega. O segundo pilar, da Sustentabilidade Ambiental/“We Care”, apoiado nos princípios da reutilização, redução e reaproveitamento, fomenta também as boas práticas na recolha, tratamento e reciclagem dos resíduos dos Hotéis.  O Programa HOSPES by AHP tem como padrinho o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.    

Reconhecimentos: 2018 – menção honrosa de Mérito Turístico atribuída pelo Governo português; 2019 – Prémio Nacional de Turismo, na categoria de Turismo Responsável; 2019 – short list dos Ethics Awards da Organização Mundial do Turismo (OMT); 2020 - European Enterprise Promotion Awards (EEPA): vencedor a nível nacional, na categoria “Responsible & Inclusive Entrepreneurship” e, a nível europeu, vice-campeão na categoria “Supporting the Development of Green Markets and Resource Efficiency”.    


Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!