Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Casa Valduga lança Chardonnay com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos

O setor vitivinícola nacional comemora a aprovação da primeira Denominação de Origem do Brasil: a D.O. Vale dos Vinhedos. Para brindar esta conquista a vinícola gaúcha Casa Valduga lança o Gran Leopoldina Chardonnay D.O., um típico branco elaborado no terroir do Vale dos Vinhedos.
O rótulo integra a nova linha Leopoldina, uma homenagem à região agora reconhecida como uma Denominação de Origem. Apresenta aroma envolvente com toques de abacaxi e pêssegos em calda aliados a notas de chocolate branco e baunilha conferidas pela combinação das barricas francesas e romenas.  Elegante, o Gran Leopoldina Chardonnay D.O. é volumoso, potente e com fina acidez. Harmoniza com massas, carnes brancas e queijos médios e fortes.
“Essa conquista é o reconhecimento de um trabalho que desenvolvemos há mais de um século no Vale dos Vinhedos. A Casa Valduga foi fundada no Vale e vem aprimorando técnicas e experimentando novos métodos para oferecer produtos de altíssima qualidade. Ao degustar o novo Gran Chardonnay D.O., o consumidor terá a certeza de que está apreciando um patrimônio da região elaborado sob normas que preservam sua identidade”, comemora João Valduga, enólogo da vinícola.
O vinho já está disponível no mercado e pode ser encontrado nos melhores empórios, lojas e restaurantes do Brasil.
D.O. Vale dos Vinhedos
A primeira D.O. brasileira de vinhos e espumantes acaba de ser aprovada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O Vale dos Vinhedos obteve, em 2002, a Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP), que certificava a qualidade dos vinhos elaborados na região. A Denominação de Origem é a modalidade mais complexa de uma IG e garante, por exemplo, a preservação da identidade dos vinhos através do controle na produção, no plantio e na comercialização dos vinhos. O selo vale para vinhos e espumantes elaborados com Merlot e Chardonnay.
Casa Valduga
Fundada em 1875, a Casa Valduga sempre buscou desenvolver as mais modernas técnicas para a produção de vinhosfinos no Brasil. Uma das primeiras empresas a utilizar o método de fermentação tradicional no país, é responsável pelo reconhecimento internacional do espumante brasileiro. Após mais de um século cultivando os terroirs do Vale dos Vinhedos, ampliou suas fronteiras para extrair a expressão máxima dos terroirsda Campanha Gaúcha e Encruzilhada do Sul.
Boa Viagem