Candidaturas ao IX Concurso de Empreendedorismo Turístico e ao VIII Concurso de Teses Académicas estão abertas até ao dia 15 de março.

Prémios distinguem melhores ideias e teses académicas na área do Turismo

  • Candidaturas ao IX Concurso de Empreendedorismo Turístico e ao VIII Concurso de Teses Académicas estão abertas até ao dia 15 de março.



Turismo Centro de Portugal (TCP) continua a apostar na deteção e apoio às melhores ideias de negócio turístico geradas na Região e na valorização do conhecimento científico produzido sobre a atividade turística. Por isso, volta a lançar este ano os seus dois concursos: a nona edição do Prémio José Manuel Alves – Concurso de Empreendedorismo Turístico e a oitava edição do Concurso de Teses Académicas.

O prazo para a submissão das candidaturas, em ambos os concursos,é15 de março de 2024.
 

IX Prémio José Manuel Alves

Com oito edições já realizadas, este é o prémio de empreendedorismo turístico mais antigo do país, tendo recebido um total de 378 candidaturas, distinguido 64 projetos e premiado 23.

Ao vencedor é atribuído o Prémio José Manuel Alves, em homenagem ao percurso do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, na região Centro de Portugal.

O objetivo deste concurso é contribuir para a materialização de boas ideias para o setor, pelo que são apenas elegíveis projetos que ainda não tenham iniciado a atividade turística. Os projetos podem inserir-se nas seguintes áreas: Alojamento turístico (incluindo empreendimentos turísticos e alojamento local); Agências de viagens e turismo/operadores turísticos; Estabelecimentos de restauração e de bebidas; Aluguer de veículos automóveis sem condutor; Atividades de animação turística; Projetos de base tecnológica associados ao setor do Turismo; Outras tipologias, desde que comprovadamente relacionadas com a atividade turística.

Após a submissão das candidaturas, há um Júri Intermédio (composto por individualidades ligadas ao turismo e ao empreendedorismo) que seleciona oito projetos finalistas. Posteriormente, um Júri Final irá determinar os vencedores. Os três primeiros classificados são galardoados com um prémio financeiro.

Uma das características mais singulares da natureza deste concurso é o facto da ligação aos projetos participantes não se extinguir após a sua participação no concurso, como acontece na generalidade dos eventos similares a nível nacional. No Prémio José Manuel Alves, há um acompanhamento contínuo da totalidade dos projetos participantes, que se prolonga por todas as fases de crescimento destes empreendimentos.

A entidade organizadora – Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico (NAIT) da TCP – estabelece uma relação umbilical e indissociável de todos estes projetos, estando disponível para auxiliá-los em diversas dúvidas ou dificuldades, seja no enquadramento na legislação, na informação sobre sistemas de incentivo disponíveis ou no apoio no contacto com entidades licenciadoras.

Inscrições e todas as informações do concurso disponíveis em http://tinyurl.com/5n7nhjfe.
 

VIII Concurso de Teses Académicas

O concurso de teses de Mestrado e de Doutoramento é promovido pela Turismo Centro de Portugal desde 2017 e tem como objetivo valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e aproximá-lo das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.

O concurso tem duas categorias, uma dedicada às teses de Mestrado e outra dedicada às teses de Doutoramento. Na categoria Mestrado, podem concorrer todas as dissertações, relatórios de estágio e projetos com vista à obtenção do grau de Mestre já avaliadas e, na categoria Doutoramento, dissertações de Doutoramento já defendidas e avaliadas, cujo tema incida sobre o setor do turismo, preferencialmente na região Centro – seja em exclusivo ou englobada num estudo de âmbito nacional.

Após a submissão das candidaturas, há um Júri Intermédio que seleciona cinco teses finalistas em cada categoria. Posteriormente, um Júri Final vai determinar os dois vencedores, que serão galardoados com um prémio financeiro.

Inscrições e todas as informações do concurso disponíveis em http://tinyurl.com/2yk8acwv.

Sobre o Turismo Centro de Portugal:

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!