Câmeras térmicas vão medir temperatura de visitantes do Parque Vila Germânica e Ramiro


Equipamentos auxiliam a identificar pessoas com um dos sintomas da Covid-19, a febre

Vista aérea do Parque Ramiro Ruediger

O uso de inteligência artificial na solução de desafios é tendência em todo o mundo. Numa iniciativa que alia tecnologia e prevenção, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e Parque Vila Germânica, em parceria com a catarinense Intelbras, vai instalar uma câmera térmica na entrada da Vila Germânica, no portão em frente ao restaurante Alemão Batata, e outra no portal de acesso do Parque Ramiro Ruediger. Por meio de IA, os equipamentos vão monitorar a temperatura das pessoas que visitam os locais. A iniciativa passa a funcionar em julho, e faz parte de um pacote de ações de segurança para a retomada das atividades turísticas.

Por ser fruto de uma parceria com a Intelbras, indústria brasileira desenvolvedora de tecnologias, a Prefeitura não terá custos com os equipamentos. A solução irá ajudar a identificar pessoas com um dos sintomas de Coronavírus (Covid-19), a febre, além de auxiliar no monitoramento de quem estiver com a máscara mal colocada ou não estiver usando. Os equipamentos, que possuem Inteligência Artificial, medem a temperatura com precisão e criam alertas quando alguém está com temperatura acima do normal, ajudando a identificar rapidamente possíveis contaminados pelo vírus.

“Nosso foco é garantir a saúde dos nossos visitantes e funcionários, num trabalho que não se limita aos nossos eventos, mas sim em um sentido mais amplo, de proteção da saúde de todas as pessoas que passam diariamente pelo Parque. E o nosso propósito está alinhado com o da Intelbras, numa parceria sem precedentes”, afirma o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.

“São duas catarinenses, Intelbras e Vila Germânica, dando continuidade a uma parceria de sucesso iniciada em 2019. Agora, utilizaremos a inteligência artificial e a tecnologia das câmeras térmicas para auxiliar na preservação da saúde e bem-estar de colaboradores, comunidade e turistas que vão até a Vila Germânica, proporcionando mais segurança e tranquilidade para todos”, afirma Henrique Fernandez, Diretor da Unidade de Segurança eletrônica da Intelbras.

Solução térmica, igual a que será utilizada em Blumenau, em uso na sede da Intelbras localizada em São José (SC)

Funcionamento

As câmeras ficarão instaladas na entrada da Vila Germânica, em frente ao restaurante Alemão Batata, e no portal de acesso ao Parque Ramiro Ruediger. Uma equipe fará o monitoramento simultâneo das imagens.

Câmera Térmica VI720TMTQuando um visitante com alteração na temperatura acessar qualquer um dos espaços, um alerta será enviado à equipe fiscalização. Em seguida, um profissional abordará a pessoa, informando que foi detectada alteração na temperatura, dando todas as orientações para que receba atendimento médico imediatamente.

Protagonismo

As câmeras térmicas são o que há de mais atual no mercado de inovação e tecnologia de segurança, e neste momento se tornaram dispositivos de prevenção à Covid-19. No Brasil, empresas de grande porte também estão adaptando suas estruturas para a instalação do equipamento. Ainda assim, o Parque Vila Germânica será o primeiro espaço público a contar com a tecnologia.

“Com essas ações estamos nos preparando para o futuro, estudando todas as possibilidades para nos adaptarmos e possibilitarmos a retomada. Estes são os primeiros passos que estamos dando, com muito cuidado e estudo”, finaliza Greuel.

Sobre a Intelbras

A Intelbras é uma empresa brasileira com mais de 44 anos, presente em 98% dos municípios brasileiros, por meio de seus mais de 200 distribuidores e 120 mil revendedores. A indústria desenvolve e produz soluções de segurança eletrônica, controle de acesso, redes, comunicação e energia, que atendem o mercado residencial, condominial e corporativo, protegendo, aproximando, conectando e transformando as pessoas. Possui quatro unidades fabris – duas em São José (SC) e as demais em Santa Rita do Sapucaí (MG) e Manaus (AM), exporta para a América Latina e mantém escritório na China. Tendo a inovação como um de seus principais pilares, mantém mais de 300 profissionais especializados na área de pesquisa e desenvolvimento, de um total aproximado de 3.500 colaboradores. Com faturamento de 1.9 bilhão em 2019, a Intelbras é líder na América Latina em CFTV, em centrais condominiais, switches e telefonia. Há 16 anos é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar conforme pesquisas das revistas Exame, Você S/A e Época.

Sobre a Vila Germânica

Localizada na cidade de Blumenau (SC), o Parque Vila Germânica é palco de grandes festas, feiras e eventos marcantes. Construído e projetado para grandes acontecimentos, contempla um amplo centro de eventos composto de 4 setores. Trata-se de um complexo de arquitetura de inspiração europeia, que dispõe de restaurantes, diversas lojas de souvenirs, com produtos regionais e artesanato típico, aberto ao público o ano inteiro. São 26.000m² de área construída, com espaços climatizados. Neste ambiente são realizados eventos de todos os tipos, porém, os que mais se destacam, são aqueles que trazem consigo a cultura e a tradição de colonizadores, como a Oktoberfest, a Magia de Natal e o Festival Brasileiro da Cerveja, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.