BRAZTOA abre inscrições para edição comemorativa de 10 anos do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

Os vencedores serão reconhecidos publicamente na cerimônia de premiação, que acontecerá em dezembro, no Bioparque, em Campo Grande- MS

A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) lança e abre inscrições para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/23, décima edição deste, que é o principal reconhecimento em turismo sustentável no Brasil.

De 2012 para cá, muitas histórias inspiradoras puderam ser contadas. O Prêmio completa 10 anos com mais de 900 iniciativas inscritas e 92 premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil. 

“Chegamos a esta esperada edição comemorativa fazendo jus ao momento especial que estamos vivendo, realizando um trabalho minucioso e assertivo, com todo o time de técnicos e jurados, com o objetivo de acolher as melhores iniciativas empresariais, de entidades e órgãos institucionais. Acreditamos que o Prêmio se tornou uma referência não só por reconhecer as melhores práticas sustentáveis, mas porque ao fazê-lo promove exemplos e inspiração para que tenhamos cada vez mais gestores comprometidos em construir hoje, um futuro melhor para todos nós”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.. 

Com inscrições abertas até 2 de outubro, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/23 tem como objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade a iniciativas que se destaquem como as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional,  no tripé social, ambiental e econômico, contribuindo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

A décima edição da premiação reorganizou as categorias, primando por um processo seletivo objetivo, que reconhecerá 10 iniciativas provenientes de operadoras associadas, parceiros de negócios, de entidas ou institucionais e 2 menções honrosas, de mídia e da academia.

Categorias

Serão três categorias, mais duas menções honrosas para mídia e academia.

*Operadoras BRAZTOA – operadoras de turismo associadas à BRAZTOA.

*Parceiros de Negócios – empresas do setor de turismo, como as agências

de viagens, meios de hospedagem, meios de transporte, locadoras de veículos, atrativos locais dentre outras, que podem ser ou não associadas à entidade.

*Parceiros Institucionais – organizações da sociedade civil (fundações e associações) bem como as instituições governamentais. Que podem ser ou não associadas à entidade.

Menções Honrosas

*Mídia – reconhecerá uma iniciativa de profissionais de mídia que disseminem o tema da sustentabilidade no turismo, visando ampliar a qualidade e a repercussão da cobertura em relação ao tema. As iniciativas podem compreender reportagens em jornais e revistas impressos ou online, reportagens para veículos na internet (multimídia), rádio ou TV, podcasts, conteúdos produzidos por bloggers, influenciadores digitais e outras iniciativas de mídia inovadoras na temática desta premiação, desde que veiculadas publicamente nos diversos meios entre 1 de julho de 2021 e o último dia de inscrições.

*Academia – com o fim de reconhecer e estimular iniciativas acadêmicas no campo da sustentabilidade no setor de turismo, esta categoria engloba trabalhos acadêmicos (trabalhos de conclusão de curso, artigos acadêmicos, projetos de iniciação científica, projetos de extensão e cultura e outros projetos de pesquisa) de estudantes dos níveis técnico ou superior publicados entre julho de 2021 e fevereiro de 2023.

Processo de seleção

O processo de seleção foi alvo de diálogo entre os jurados e a equipe técnica engajada no Prêmio. O resultado foi a manutenção de um percurso simplificado, subdividido em fases, de modo que os interessados apenas precisarão investir mais tempo na candidatura, à medida que for selecionado para as fases posteriores, com mais chances de vencer.

Critérios de avaliação

Todos os participantes do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade serão avaliados, em todas as etapas do processo seletivo, quanto ao seu alinhamento com os valores da BRAZTOA: ética; comprometimento; sustentabilidade econômica, sociocultural e ambiental; inovação; criatividade; dinamismo e resiliência.

Adicionalmente, a premiação baseia-se em princípios norteadores ao longo de todo o processo: alinhamento com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); colaboração acima da competição; confiança em lugar de controle, simplicidade na seleção; transparência em todo o processo; e valor compartilhado e parcerias multissetoriais.

Premiação

Os vencedores são reconhecidos publicamente na cerimônia de premiação, que acontecerá paralelamente à Convenção Braztoa, no período de 1 a 4 de dezembro, em Campo Grande- MS, destino anfitrião da Convenção Braztoa 2022/2023. Além disso, o Prêmio oferece, diversos benefícios como:

*Todos o/s finalistas são reconhecidos publicamente por meio das redes sociais da BRAZTOA e por publicações feitas pelos parceiros de mídia.

*Todos os finalistas terão direito à hospedagem compartilhada e alimentação no destino da premiação, para acompanhar presencialmente a Cerimônia de Premiação.

*Os vencedores são reconhecidos publicamente na Cerimônia de Premiação,

que acontece simultaneamente à Convenção Braztoa, em Campo Grande- MS,

de 1 a 4/12/22, com certificado de participação e troféu.

*A Braztoa promoverá a divulgação dos premiados no Anuário Braztoa, bem como em seus canais de comunicação e nos canais dos parceiros de mídia.

*Todos os vencedores terão ainda visibilidade no Mapa do Turismo Sustentável no Brasil, iniciativa da Braztoa em parceria com o Ministério do Turismo

* Por fim, todos os vencedores receberão uma badge digital como “Vencedor

do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/23”, que poderá ser utilizada publicamente, desde que seguindo regras pré definidas.

Vale ressaltar que o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade conta com o apoio de empresas do setor e com a chancela de importantes organizações, entre as quais a ONU por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Ministério do Turismo, ampliando o alcance e a credibilidade do selo.

Clique aqui para saber mais e se inscrever.

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/23

Apoio Institucional: Ministério do Turismo do Brasil e PNUMA

Destino Anfitrião: FUNDTUR-MS

Patrocínio:  IBEROSTAR

Sobre a BRAZTOA

A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo e parceiros – de negócios e institucionais.

Em 2021, as operadoras associadas à BRAZTOA faturaram R$ 7,1 bilhões e embarcaram 7,4 milhões de passageiros durante todo o ano. 

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!