Brasil tem potencial para voltar a atrair 350 mil turistas portugueses por ano, diz presidente da Embratur

Marcelo Freixo está em Portugal para participar da Feira Internacional de Lisboa e promover o turismo brasileiro
 O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, está em Portugal para participar da Feira Internacional de Lisboa, que acontecerá entre os dias 1º e 5 de março. Nesta primeira viagem ao exterior da nova gestão da Embratur, o presidente destacou que o Brasil tem potencial para dobrar a quantidade de turistas portugueses que visitam o Brasil todos os anos. O evento será aberto pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, e reunirá 32 co-expositores brasileiros entre 75 destinos internacionais presentes.

“Em 2019, antes do início da pandemia, pouco mais de 176 mil turistas portugueses estiveram no Brasil. Em 2005, esse número era 357 mil. A nossa meta é colocar o turismo do nosso país nesse patamar novamente, através do investimento em inteligência e segmentação de ações para que nossos destinos sejam mais competitivos. Nós vamos retomar as parcerias com os profissionais portugueses, especialmente companhias aéreas, operadores e agentes de viagens”, avaliou Freixo. Em 2022, 149.747 visitantes lusitanos vieram ao Brasil.

Atualmente, o segmento mais procurado pelos turistas portugueses é o sol e praia. Ele corresponde a 55% do total, enquanto o turismo de natureza e o relacionado a cultura respondem a 20% cada um. Para o presidente da Embratur, com inteligência estratégica e foco na segmentação, é possível melhorar a performance nestes dois segmentos sem descuidar dos destinos relacionados a sol e praia.

“Temos um leque amplo de experiências turísticas. Explorando essa diversidade de destinos e apostando na segmentação estratégica dos mercados, nós vamos melhorar nosso desempenho. Hoje, 93% dos portugueses que visitam o Brasil querem retornar. Nosso potencial de crescimento é enorme”, afirmou.

O presidente ressaltou que o Brasil vive um novo momento, de reabertura para o mundo, e que o turismo tem um papel fundamental na promoção do diálogo e da cooperação internacional. “Nós retomamos o uso da Marca Brasil na promoção do nosso país para dar um recado: o Brasil da sustentabilidade, da diversidade e da democracia está de volta. Estamos vivendo um novo momento e o nosso país está de braços abertos para o mundo”, anunciou Freixo.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.