Dating app universitário Umatch permite conhecer e dar match com todos que vão às festas universitárias 48h antes de evento– A Umatch, rede social brasileira voltada para universitários, está explorando novas formas de aproximar pessoas que tenham os mesmos interesses. No início de outubro, a startup investida pela Harvard Angels, fundo criado por ex-alunos da universidade onde nasceu o Facebook, lançou a Umatch Eventos, funcionalidade que permite, 48h antes da festa, que os usuários deem match de acordo com eventos em comum. O resultado já veio no primeiro evento, dos 6 mil presentes na festa Bota Fora, 1528 passaram pela Umatch.
Exatamente 48h antes da festa, os usuários que solicitarem serem avisados sobre a liberação do evento no app, recebem uma notificação que chama todos que vão a ela para se conhecerem, sejam eles universitários ou não. “A iniciativa pretende ajudar a tornar o encontro mais natural. Quem já usou aplicativos de relacionamento, sabe que a maior dificuldade é marcar o primeiro encontro. Queremos diminuir a distância entre o match virtual e o encontro real”, comenta Bruno Adami, co-fundador e CEO da Umatch, que tem mais de 170 mil usuários em mais de 1000 universidades brasileiras.
Para ter acesso aos eventos, basta pedir o link ao organizador da festa, que compartilhará um link ou código de acesso. Clicando no link, a adição do evento é automática. Para os que tiverem o código direto e o aplicativo já instalado, é só utilizar o código em “adicionar evento” dentro do app e o evento será liberado.
Para as atléticas ou grupos universitários que queiram adicionar novos eventos, basta abrir o aplicativo e clicar em “criar evento” ou, se preferir, enviar um e-mail para a equipe do app. “Nossa aposta é salvar os usuários da decadência dos Grupos do Facebook e facilitar a aproximação nas festas”, afirma Adami.
A expectativa para esse ano é de que 590 mil eventos sejam realizados em todo país, segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape). Só o Rock in Rio teve uma média diária de 100 mil pessoas. A funcionalidade vem para suprir a queda do engajamento dos grupos em outras redes sociais voltadas para o público geral, como o Facebook, rede que não atrai mais os usuários mais jovens.
De acordo com Bruno, além de movimentar o segmento, as festas universitárias são um aspecto marcante da vida do estudante no Brasil. “O nosso objetivo é diminuir a distância entre o match virtual e o encontro real, e as interações ajudam a quebrar a timidez que faz parte dessa fase da vida”, afirmaAdami.
Criada por alunos da Poli USP, a Umatch tem um time enxuto de 10 colaboradores e já alcançou mais de 170 mil usuários de 1000 faculdades em todo o país, com apenas R$ 1 milhão recebido em aportes. Em termos de comparação, quando o Instagram foi comprado por US$ 1 bilhão em 2012 pelo Facebook, o time era composto por 13 pessoas. A expectativa é chegar aos 200 mil usuários ainda neste ano.
Sobre a Umatch
A Umatch é a startup criadora do aplicativo de relacionamento exclusivo para o público mais engajado nos dating apps, os universitários. O principal diferencial da Umatch é aproximar pessoas que tenham os mesmos interesses e estejam vivendo a mesma fase da vida. Disponível para Android e iOS, o app criado por alunos da Poli-USP permite filtrar perfis por curso, campus e faculdade e já reúne mais de 170 mil usuários de 1000 faculdades brasileiras. Em fevereiro de 2022, a empresa iniciou sua expansão nacional.