Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

BRASIL INTENSIFICA ATUAÇÃO NO MERCADO DE TURISMO CATALÃO

Embratur participa da 20ª edição do SITC (Salão Internacional do Turismo da Catalunha), que acontece de 7 a 10 de abril, em Barcelona.

Os destinos turísticos brasileiros serão divulgados na SITC 2011, evento aberto ao público e que vai reunir profissionais de turismo com o objetivo de apresentar ofertas de viagens nacionais e internacionais. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) será um dos expositores, em estande com a participação da ABRAT GLS (Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes), IGLTA (The International Gay & Lesbian Travel Association), TAM Airlines, TAP Portugal e do Estado do Rio Grande do Sul. Durante os quatro dias, o Instituto vai colocar a disposição dos participantes uma estrutura onde poderão se informar sobre as opções e os segmentos de turismo brasileiros.

Ainda durante a SITC, será realizado o Workshop ACAV (Associação Catalã de Agentes de Viagens), que esse ano tem o Brasil como país convidado. Essa participação especial dá direito a personalizar o evento com publicidade dos destinos brasileiros e apresentar as ações da Embratur a 125 agências de viagem.

Para permitir a geração de novos contatos e oportunidades de negócios os organizadores reservaram o primeiro dia exclusivamente para profissionais do setor, que terão agenda específica com conferências e seminários. Está confirmada a participação de 1.102 expositores, divididos em cinco setores: agências de viagem, transporte, hospedagem, formação e serviços turísticos e organismos oficiais.

Segundo a coordenadora do Escritório Brasileiro de Turismo na Espanha, Aline César, participar da feira representa uma grande oportunidade “já que a maioria do público é formada por catalães, reconhecidos dentre os espanhóis por serem os que mais viajam ao exterior”. Os dados do Instituto de Estudios Turísticos – “Familitur 2009” comprovam a informação: do total de viagens internacionais realizadas por espanhóis, 29,7% foram realizadas por residentes na Catalunha. Logo em seguida vêm as comunidades de Madri (17,8%), Andaluzia (8,9%), Valencia (58,9%), Galícia (5,2%) e do País Basco (5,1%).

O turista catalão tem ainda outro diferencial: os segmentos turísticos que mais motivam suas viagens são “ecoturismo” e “cultura”, e não “sol e praia” como a maioria dos visitantes que vem ao Brasil. “Nesse evento teremos a oportunidade de diversificar nossa divulgação e mostrar aos catalães que o Brasil é muito mais que belas paisagens”, afirma.

O presidente da Embratur, Mário Moysés, destaca que a criação de voos diretos irá estimular e facilitar o acesso ao país e cita o exemplo do voos Barcelona–São Paulo (o da Singapore Airlines, lançado no final de março, e o da Ibéria, programado para entrar em operação em junho). “A tendência é que essas novas opções de conectividade tenham impacto positivo no número de turistas que recebemos desta região.”

Boa Viagem