Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Black Friday: É preciso ficar de olho no Gráfico de Preços para garantir descontos verdadeiros.

Aguardada em todo o mundo por varejistas e consumidores, a Black Friday deste ano será no dia 23 de novembro. Conhecida pelas possibilidades e promessas de altos descontos nos mais variados produtos, e realizada no Brasil desde 2012, a experiência mostrou que é preciso ter cuidado para não cair nas “pegadinhas” dos falsos descontos.

Presente no comparador de preços JáCotei desde da sua criação em 2001, o gráfico de preços dos produtos se mostrou a maneira mais eficiente de conferir se os preços não foram inflados nos dias que antecedem o evento,  e também desmarcar os descontos aplicados sobre esses valores inflados, resultando em ofertas “ tudo pela metade do dobro” ou Black Fraude como ficou conhecida essa maquiagem.   Pensando nisso e também com o intuito de ajudar o consumidor na Black Friday, o JáCotei criou o “Light Friday” com o lema “Compre no Claro”, e aplica nos produtos com descontos verdadeiros o selo “Desconto Real” a partir do cálculo baseado no gráfico de preços que mostra a variação de preços nos últimos 6 meses.

Parceiro das principais lojas online do Brasil, o JáCotei publica e atualiza diariamente mais de 20 milhões de ofertas de produtos, comparando seus preços e mostrando o Gráfico de Preços de cada um deles. Utilizando o Gráfico de preços o consumidor não cai em nenhum desconto Black Fraude.

A Lista de Desejos é outro recurso que vale muito a pena usar desde agora, pois nela você registra todos os produtos que quer comprar e vai acompanhando seus preços. E no dia da Black Friday é só clicar no link do produto na sua Lista que será direcionado para a página com a relação de preços de todas as lojas. Ai é só clicar no botão “entrar na loja” e fazer a compra na loja. É rápido e prático, e claro, conferindo o desconto no gráfico de preços e lembrando que se o selo “Desconto Real” do JáCotei estiver no produto, pode confiar que o preço não está maquiado.

A utilidade de acompanhar os preços e oferecer descontos verdadeiros não é à toa. De acordo com a pesquisa Provokers de julho deste ano, 46% das pessoas apontam o preço como o principal atrativo da Black Friday.

Dicas para evitar a Black Fraude

Nesta data dá para aproveitar muitos descontos, seja no comércio online ou offline, além de ter cuidado com as fraudes, veja abaixo sete dicas para as boas compras.

1) Planeje muito bem seus gastos, não compre por impulso:

É importante, antes de começar a gastar aproveitando os descontos (os verdadeiros), entender que tais compras (principalmente as à prazo), impactarão no seu orçamento nos próximos meses,  seja portando criterioso e responsável com seus esforço e suas finanças.

2) Seja paciente nos horários de pico

Vai comprar online? O horário entre 0h e 02h e entre 12h e 14h da sexta são os horários de maior pico, o que pode deixar os sites mais lentos.

3) Acompanhe a variação dos preços

Para aproveitar um desconto real é preciso saber o preço daquele produto antes da época de descontos. Por isso, o gráfico de preços pode ser um ótimo aliado nessas horas.

4) Fique atento ao frete e à data de entrega

Algumas lojas oferecem frete grátis, outras incluem o valor do frete no valor do produto, veja se o desconto não será anulando por um alto frete. Fique atento também à data de entrega, já que com a alta demanda é comum aumentar os prazos para entrega.

5) Denuncie irregularidades

Diversas plataformas, como o Reclame Aqui, abrem espaço para que os usuários relatem problemas que enfrentaram com as empresas. Consultar e deixar avaliações em sites como esse ajuda a evitar enganações e outros problemas, não só durante a Black Friday.

6) Printe todas as telas das etapas de compra

Essa dica também vale para e-mails de confirmação de compra e de prazos de entrega que os sites costumam enviar. Recolher esses prints valerá como prova, caso haja erros no processo de compra, seja valor indevido ou não recebimento de algum produto.

7) Utilize as principais ferramentas da Black Friday JáCotei

 

Selo de Desconto Black Friday – O JáCotei ajuda o consumidor a encontrar os verdadeiros descontos do Black Friday destacando os produtos que estarão com o menor preço nos últimos seis meses com o “Desconto Real”. Esta ferramenta ajudará o consumidor a fugir dos preços que são “inflados” nas vésperas do Black Friday para iludi-los com falsos descontos.

Lista de Desejos – Criado no Black Friday 2014, quem acessa o www.jacotei.com.br já pode incluir os produtos de interesse numa lista de acompanhamento que avisa a variação de preços diariamente pelo site e também por e-mail. Esta ferramenta economiza o tempo de pesquisa do usuário, aumenta a confiança na compra, além de fugir das armadilhas da #BlackFraude.

Gráfico de Preços – Sucesso desde 2013, o JáCotei foi o primeiro comparador de preços a indicar aos seus usuários as ofertas com descontos reais no Black Friday por meio de um sistema de gráficos que indicam a variação dos preços dos produtos . Para aproveitar um desconto real é preciso saber o preço daquele produto antes da época de descontos. Por isso, o gráfico de preços pode ser um ótimo aliado nessas horas.

Alerta de Preços – Com o alerta de preços do JáCotei você escolhe o valor que pretende pagar pelo produto ou um percentual de redução que considera atrativo. Se o valor do produto cair para o preço desejado, um e-mail será disparado para avisar o consumidor.

Aplicativo JáCotei (Android/iOS)   Disponível para usuários de smartphone ou tablet Android, o app JáCotei ajuda o consumidor a comparar os preços de diversos produtos nas lojas online ou até mesmo em uma loja física. Com o app é possível efetuar uma busca pelas melhores ofertas do Black Friday por meio do código de barras, voz, nome ou modelo do produto desejado.

Extensão JáCotei + Barato (Chrome) – Com a extensão JáCotei + Barato instalada em seu navegador Chrome, sempre que você acessar as grandes lojas de e-commerce a extensão informa automaticamente os valores disponíveis do mesmo produto no comparador de preços JáCotei, apresentando sempre as melhores ofertas e garantindo a economia no bolso do consumidor.

A Black Friday no Brasil

O evento criado nos Estados Unidos, surgiu no Brasil em 2010 e precisou de alguns anos até se consolidar entre os brasileiros. Se a quantidade de internautas no Brasil cresceu de 85 milhões para 130 milhões entre 2012 e 2018, a participação das vendas mobile (realizadas por dispositivos móveis) também acompanhou esse crescimento: se seis anos atrás o mobile representava praticamente 0% das vendas, atualmente corresponde a quase 50%, segundo levantamento do Google e da Ebit.

Atualmente, metade das pessoas conectadas no Brasil são compradores online, para as quais a Black Friday é uma oportunidade única. No ano passado as vendas na Black Friday chegaram a R$ 2,1 bilhões, segundo levantamento da Ebit 2017.

Depois da Black Friday, a Cyber Monday

Junto à Black Friday, é uma das datas mais importantes do mercado digital. Desde 2005 a data é comemorada na segunda-feira seguinte à Black Friday, como uma segunda chance para quem não conseguiu aproveitar os descontos da sexta. No Brasil, sua popularização é crescente desde 2011.

A data surgiu com a popularização da Black Friday nos Estados Unidos. Análises de comportamento mostraram que muitas vendas online aconteceram na segunda pós Black Friday, como resultado de uma visita à loja na sexta. Após ir até a loja e conhecer o produto, as pessoas efetuavam a compra na segunda, durante o trabalho.

Cenário de comércio online em 2018

A Ebit promove desde 2001 o Webshoppers, estudo que detalha e analisa o comércio virtual brasileiro. Em sua 38ª edição, referente ao primeiro semestre de 2018,  traz entre os destaques:

●        27,4 milhões de pessoas fizeram compras online, dos quais 4,5 milhões compraram pela primeira vez;

●        O mercado de digital commerce movimentou R$ 112,2 bilhões em 2017, crescimento de 20% se comparado ao ano anterior;

●        Mais de 32% das transações de e-commerce foram realizados por dispositivos móveis, alta de 41% em relação ao primeiro semestre do ano passado;

●        36% dos consumidores online são da classe C, as classes D e E somam 46% e, as classes A e B reúnem 18%.

Site: http://www.jacotei.com.br/

Hotsite JáCotei Black Friday: www.jacotei.com.br/blackfriday

Facebook: https://www.facebook.com/JaCoteiBR

Instagram: https://www.instagram.com/JACOTEIBR/

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem