Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

BENTO XVI CELEBRA MISSAS EM MAIO EM LISBOA, FÁTIMA E PORTO

O Papa Bento XVI chega a Portugal no dia 11 de maio deste ano para celebrar missas em alusão ao 10º aniversário da beatificação de Jacinta e Francisco Marto, Pastorinhos de Fátima. Ao todo, ele celebrará quatro missas, sendo uma delas privada.

Bento XVI será recebido por autoridades portuguesas no Aeroporto Internacional da Portela, em Lisboa. Lá mesmo, fará o seu primeiro discurso, seguindo depois para o Mosteiro dos Jerónimos para a cerimônia de boas vindas. O Papa visita o monumento antes de seguir para o Palácio de Belém onde irá encontrar-se com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Ainda no dia 11 de maio, celebra a primeira missa em Portugal, no Terreiro do Paço. Durante a homília, Bento XVI vai transmitir aos fiéis uma mensagem comemorativa pelo 50º aniversário da inauguração do Santuário de Cristo Rei de Almada. No dia 12, celebrará uma missa privada, às 7h30, na Capela da Nunciatura Apostólica, antes de visitar o Centro Cultural de Belém, onde fará seu segundo discurso.

Um encontro com o primeiro-ministro, José Sócrates, agendado para o meio-dia na Nunciatura Apostólica, encerra a programação do Papa em Lisboa. Bento XVI segue para Fátima ainda no dia 12, devendo chegar às 17 horas no heliporto do grande parque do novo Estádio Municipal de Fátima. Meia hora depois inicia a visita ao Santuário, indo até a Capelinha das Aparições, onde fará uma oração.

A partir das 18 horas, celebra as Vésperas – com sacerdotes, diáconos, religiosos, seminaristas e agentes de pastoral – na Igreja da Santíssima Trindade. Lá, profere o terceiro discurso da viagem. À noite, às 21h30, preside a bênção das velas, na Capelinha das Aparições e realiza seu quarto discurso e a Oração do Rosário.

No dia 13 de maio, data em que se registrou a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos (1967), o programa começa às 10 horas, com a celebração na esplanada do Santuário. Bento XVI profere a homília e saúda os peregrinos. Almoça depois com os bispos portugueses e o séquito papal no Refeitório da Casa de Nossa Senhora do Carmo, e, às 17 horas, na Igreja da Santíssima Trindade, se reúne com organizações da Pastoral Social. Ali, profere o seu quinto discurso em solo português. O dia termina com outro discurso, durante o encontro com os bispos portugueses no Salão da Casa de Nossa Senhora do Carmo.

O Papa deixa Fátima no início da manhã do dia 14 e segue para a cidade do Porto, devendo chegar ao heliporto do Quartel da Serra do Pilar, em Gaia, às 9h30. Depois, celebra uma missa na Avenida dos Aliados, na qual vai proferir a homília. A cerimônia de despedida deverá ocorrer às 13h30, no Aeroporto Internacional Sá Carneiro, onde Bento XVI irá discursar pela sétima e última vez em Portugal.

Saiba mais:

Os Pastorinhos de Fátima foram as três crianças (Lúcia de Jesus dos Santos, Francisco Marto e Jacinta Marto) portuguesas que viveram e testemunharam as chamadas aparições de Fátima, ocorridas entre 1916 e 1917, na Cova da Iria. O relato dessas aparições permaneceu em segredo e foi divulgado em partes pelo Vaticano a partir de informações de Lúcia.

Com informações dos sites www.mundoportugues.org e www.fatima.pt

Boa Viagem