Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Balanço final do Salão de Turismo Rota 101 Nordeste

Após três dias de boa movimentação, terminou às 22h do sábado passado (8) o 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, realizado no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento, que é focado na promoção de quatro Estados do Nordeste beneficiados pela duplicação da BR-101 (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas),  recebeu cerca de 400 agentes de viagens (fora os agentes da Região Metropolitana do Recife), em caravanas das operadoras CVC e Trend. Foram grupos de Natal, João Pessoa, Maceió e de várias cidades do interior de Pernambuco, sobretudo Caruaru. O número de operadores nacionais, por sua vez, superou as expectativas. Foram cerca de 50, dos quais a metade se dedicou, no primeiro dia do evento, às Rodadas de Negócios do Sebrae, que agradaram tanto aos âncoras (operadores) quanto aos hoteleiros e fornecedores em geral.
De acordo com os números oficias do evento, circularam pelo pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, durante os três dias, cerca de seis mil pessoas, que visitaram os 196 estandes institucionais e comerciais. Além de profissionais do setor, o evento foi aberto a público final (mediante ficha de credenciamento), já que reuniu espaços de entretenimento como festival gastronômico, apresentações culturais e exposição de artesanato. Os estandes, sobretudo dos Estados promotores, do Ministério do Turismo e da CVC, estavam muito bem produzidos. Destaque, porém, para as ideias criativas do estande do Recife, que levou seu ônibus adesivado de informações turísticas, e da Praia da Pipa (RN), que fez um espaço todo em madeira com instrumentos básicos de navegação.
Em 2016, o 3º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste deverá ser realizado de novo no Recife, já que há solicitações e início de conversas neste sentido. As empresas organizadoras, que são de Natal (Espacial Eventos e Argus Eventos), também aventam a possibilidade de voltar a fazer o evento na capital potiguar, onde se realizou a primeira edição. O período não será alterado. A ideia é realizar o Salão sempre no início de agosto, antes da Feira da Avirrp, em Ribeirão Preto. A pretensão é ser a primeira feira de turismo no Brasil no segundo semestre.
Para Neiwaldo Guedes, um dos organizadores do Salão, o importante neste momento é que a Rota 101 Nordeste continue a ter ações pontuais. “Nós, como iniciativa privada, fizemos nossa parte, que é criar o projeto e fazer o Salão. Agora torcemos para que haja ações na esfera pública. A Rota 101 Nordeste prevê melhorias para os quatro Estados, desde capacitação para quem trabalha em lojas de conveniência, restaurantes, lanchonetes e postos de gasolina na BR-101 à própria sinalização turística, que requer melhorias. Temos até o projeto do selo Rota 101 Nordeste, que seria conferido pelo Sebrae aos estabelecimentos que passassem por um projeto de capacitação e treinamento”, comenta.
Gustavo Porpino, também organizador do evento, lembra que o Sebrae já realizou a primeira grande ação de integração da Rota 101 Nordeste, ao participar do Salão que aconteceu em Recife, na semana passada, com estandes interligados dos quatro Estados envolvidos (RN, PB, PE e AL), além de Rodadas de Negócios com operadores nacionais como âncoras. “O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, que é um entusiasta de nosso projeto, vai fazer em breve um seminário com os secretários envolvidos na Rota 101. E a partir daí, creio, as ações públicas começarão”, reforça Porpino.
Outra ideia que surgiu no evento realizado de quinta a sábado passado no Recife foi a possibilidade de os quatro Estados que integram a Rota 101 Nordeste fazerem promoshoppings (promoções em shoppings center) no Sudeste e Sul do país. Como os espaços nos grandes malls são geralmente onerosos, dividir essas despesas poderia ser realmente uma boa ideia. Tanto no custo-benefício como na estratégia. O importante é trazer turistas para a Rota 101 Nordeste. Todos os Estados se beneficiam, pois a grande maioria visita mais de um destino.
Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem