Associação Internacional elege ministro do Turismo do Brasil como o melhor da América do Sul

Entidade que reúne escritores de viagens do Pacífico reconheceu a atuação de Celso Sabino na categoria “Governança” pela implantação de um escritório da OMT no Brasil

Os esforços do ministro do Turismo do Brasil, Censo Sabino, para a implantação de um escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) no Brasil – o primeiro das Américas e do Caribe – estão sendo reconhecidos de forma internacional. A Associação de Escritores de Viagens do Pacífico (PATWA, na sigla em inglês) conferiu ao gestor a honraria de “Ministro do Turismo de 2023 da América Latina”. O título será entregue na ITB Berlim (Alemanha) do próximo ano, uma das maiores feiras de turismo do mundo, realizada em março.

O acordo que confirma a abertura da unidade da OMT no país, no Rio de Janeiro (RJ), foi assinado em outubro pelo ministro e o secretário-geral da Organização, Zurab Pololikashvili, durante a 25ª Assembleia Geral da entidade, no Uzbequistão. O escritório vai funcionar no Centro da capital fluminense, em um dos andares do antigo prédio da Defensoria Pública da União. O espaço, cedido pela Fecomércio-RJ, fica próximo à Igreja da Candelária.

Celso Sabino agradece o reconhecimento e ressalta que a unidade da OMT no Rio vai significar um marco do turismo nacional. “Essa representação nos ajudará a atuar no planejamento e na execução de políticas públicas de turismo sustentável para toda a região, além de atrair investimentos e eventos internacionais. Este trabalho, aliado ao grande simbolismo do Rio como porta de entrada de estrangeiros no Brasil, vai certamente ampliar a visibilidade do país no cenário turístico global, com reflexos muito positivos na economia nacional e na geração de emprego e renda”, aponta o ministro.

A premiação dedicada ao ministro do Turismo brasileiro, na categoria “Excelência em Governança”, faz parte do PATWA International Travel Award, apoiado pela OMT e que, anualmente, homenageia organizações e personalidades de destaque no setor turístico. A relação de contemplados inclui órgãos governamentais, empresas aéreas, hotéis, agências viagens, destinos, bares, restaurantes, veículos de mídia e sites especializados, entre outros.

O processo de seleção dos agraciados engloba uma criteriosa avaliação dos nomeados por integrantes de um conselho internacional da entidade, composto por parceiros de mídia em nível global e que segue padrões pré-definidos para cada categoria. Fundada no ano de 1999, a Associação de Escritores de Viagens do Pacífico tem entre os seus objetivos servir como um catalisador do desenvolvimento da indústria de viagens e turismo.

VISITA – No último dia 31, acompanhado do prefeito do Rio, Eduardo Paes, o ministro Celso Sabino fez a primeira visita técnica ao local que abrigará o escritório da OMT. Durante a agenda, o projeto da unidade, que deve ser inaugurada em 15 de dezembro deste ano, também foi apresentado ao governador do estado, Cláudio Castro. Além da sede em Madri (Espanha), a OMT possui apenas uma representação regional, situada na Arábia Saudita.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!