Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) anuncia programa do 34° Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo que decorre de 21 a 23 de fevereiro no Centro de Congressos da Madeira-Funchal

Programa do 34º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo já é conhecido

António Vitorino, Isabel Barros, Nini Andrade Silva, Susana Coerver, Pedro Pina e Carina Montagut são alguns dos oradores confirmados. Já são conhecidos oradores e moderadores do 34º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo que decorre de 21 a 23 de fevereiro, no Centro de Congressos da Madeira – Funchal.

O evento, reconhecido como um dos mais importantes do setor, reunirá profissionais e líderes de todo o país para discutir os desafios e oportunidades para o futuro do setor da Hotelaria e do Turismo em Portugal.

1º DIA – 21 DE FEVEREIRO  

O Congresso começa no dia 21 de fevereiro, com uma tarde dedicada à Madeira. Depois da Sessão de Abertura, Eduardo JesusSecretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira partilhará com os congressistas a Talk “Madeira: Visão 360º”.

Segue-se a mesa-redonda “Evolução e Inovação na Hotelaria: da História à Visão de futuro na Madeira e no País”, conduzida pela jornalista Maria João Avillez, que conta com 5 grandes hoteleiros com origem na Madeira: Dionísio Pestana, CEO Pestana Hotels; António Trindade, CEO PortoBay Hotels & Resorts; Ricardo Farinha, Administrador Savoy Signature e Filipa Jardim Fernandes, CEO Dorisol Hotels.

O 1º dia de trabalhos termina com a entrega do Diploma de Louvor e Mérito Hoteleiro e Turístico a uma personalidade de relevo do setor.  

Get Together, momento descontraído de networking patrocinado pelo Recheio, decorrerá no Mercado dos Lavradores e contará com a presença de 10 chefs de renome que representam o melhor da gastronomia da ilha da Madeira.


2º DIA – 22 DE FEVEREIRO (MANHÃ)

Neste 2º dia, os trabalhos abrem “À Conversa com… “Nova Ordem Mundial: Desafios Globais e Oportunidades Emergentes”. António Vitorino, antigo Comissário Europeu para a Justiça e Assuntos Internos e depois Diretor Geral da Organização Internacional para as Migraçõesem entrevista conduzida pela jornalista Maria Flor Pedroso, jornalista da Antena 1, partilhará as suas reflexões sobre as mudanças em curso no Mundo, os efeitos e expectáveis na geopolítica, economia, segurança, direitos humanos e cooperação internacional. E ainda a sua visão dos desafios com que a União Europeia interna e externamente se debate.

A manhã continua com Isabel Barros, administradora executiva SONAE MC, como Keynote Speaker com o tema “Sustentabilidade e Criação de Valor: O Futuro Hoje”. A agenda do desenvolvimento sustentável desafia-nos a repensar o que significa criar valor, num contexto fortemente pressionado económica, social e ambientalmente. Como é que hoje estamos a preparar as nossas empresas para criarem valor a médio e longo prazo? Que mudanças são imperativas trazer à liderança e à gestão?

“Transformar a Hotelaria: Do Conceito à Experiência”: 4 talks e 1 mesa-redonda, que terão como host Rodrigo Machaz, Managing Partner da Memmo Hotels, encerram a manhã do 2º dia.  

  • · Marketing & Branding: Transformar Lugares em Experiências Memoráveis com Serdar Kutucu, CEO Slow Hospitality Management

Como as estratégias de marketing e branding podem criar uma identidade única para uma unidade hoteleira, transformando um alojamento numa experiência memorável?

  • · F&B: Como criar experiências únicas com Mark Lores, VP of Food & Beverage Aethos Hotels

Experiências gastronómicas únicas podem se tornar-se diferenciais competitivos, destacando o papel crucial do setor do F&B na experiência do hóspede.

  • · Inteligência Artificial Generativa na Hotelaria e Turismo com Luís João, Head of Public Sector da Google Portugal

Como é que a tecnologia pode otimizar processos e personalizar serviços para atender às expectativas cada vez mais individualizadas dos hóspedes?

  • · Arquitetura & Design 2030: Projetar o amanhã com Nini Andrade Silva, designer de interiores

De olhos postos no futuro, como é que a arquitetura e o design podem transformar espaços hoteleiros, adaptando-os às tendências e antecipando as necessidades dos clientes.

No final das Talks, Rodrigo Machaz chamará à mesa todos Keynotes Speakers.

2º DIA – 22 DE FEVEREIRO (TARDE)

A Mesa-redonda “Dilema reservas diretas vs. OTAs: como integrar e concorrer”, conduzida por Paulo Duarte, Diretor geral da Memmo Hotels. Na era digital, a indústria hoteleira enfrenta um dilema: reservas diretas versus OTAs (Online Travel Agencies). A crescente influência das OTAs na forma como os viajantes fazem as suas reservas colocou aos alojamentos vários desafios. Neste painel, vamos explorar como os estabelecimentos hoteleiros podem não apenas competir com as OTAs, mas também integrar essas plataformas de reserva na sua estratégia. Esta mesa conta com a participação de Pedro Dias de Sousa, Diretor Comercial Amazing Evolution, e de Filipe Bonina, Diretor de


Marketing DHM – Discovery Hotel Management, e Louise Lijmbach, Area Manager Portugal e Cabo Verde da Booking.com.

Talk “Cores da Mudança: As Gerações e o Mosaico do Futuro” e a Mesa-redonda “Talentos Versáteis: A Força Motriz do Amanhã” encerram o 2º dia do Congresso.

Pedro Pina, vice-presidente para a EMEA do Youtube, será entrevistado por Fernando Alvim, locutor de rádio e apresentador, sobre diferentes gerações, com diferenças e pontos de convergência, coenvolvidas na mesma empresa. Por onde passa hoje e amanhã o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas, num mundo cada vez mais digital? Qual o papel do Youtube, como veículo de comunicação, elemento essencial para a compreensão e construção de pontes entre as diferentes gerações?

Segue-se a Mesa-redonda “Talentos Versáteis: A Força Motriz do Amanhã”. Por onde passará o futuro do capital humano? Que estratégias para atrair e reter estes talentos versáteis e moldar o futuro das nossas equipas? Podemos criar vantagens únicas num mundo onde as competências brilham mais do que nunca? Qual será o impacto das tecnologias avançadas, como a IA, na gestão deste novo capital humano?

Esta mesa será moderada por Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, e conta com as intervenções de Antero Cardoso, VP Operations Management Eco & Midscale Brands Southern Spain & Portugal AccorCristina Siza Vieira, Vice-presidente da AHP, e Susana Coerver, Partner Ideators.cc & Kindology Co Founder.

3º DIA – 23 DE FEVEREIRO  

O último dia começa com a Mesa-Redonda “Hotel Turnaround – from distressed to distinguished”. Luís Mexia Alves, CEO do DHM – Discovery Hotel Management estará à conversa com Luis Roll, CEO Grupo FlagworldFrancisco Moser, Hospitality CEO Arrow Global PortugalNicolau Pinheiro da Veiga, Administrador Just Stay Hotels.

A indústria hoteleira é dinâmica e os hotéis podem enfrentar desafios diversos que os levam a situações de dificuldade operacional e financeira. O conceito de “Hotel Turnaround” refere-se à transformação e revitalização de hotéis que enfrentam dificuldades, levando-os da dificuldade à projeção no mercado. Este tema é de relevância crítica para proprietários, gestores e investidores hoteleiros que desejam revitalizar hotéis e reposicioná-los como destinos de excelência. Mas o que leva os investidores a olharem para este tipo de produto e transformá-los? Quais os desafios? Como transformá-los num caso de sucesso?

A última mesa-redonda do Congresso, “Turismo de negócios e Mercado MICE: modo de sobrevivência ou oportunidade de renascimento?” será conduzida por Lídia Monteiro, Vogal do Conselho Diretivo Turismo de Portugal.

Em Portugal, o setor de turismo desempenha um papel vital na economia, e o turismo de negócios tem sido uma parte fundamental deste ecossistema. No entanto, nos últimos anos, o cenário do turismo de negócios enfrentou desafios significativos, como a pandemia e o boom dos eventos online. Como olhar para estas alterações? E lá fora, quais as tendências?


Carina Montagut, Diretora da ICCA – International Congress and Convention Association e de Eventos Estratégicos da Feria de Valencia; Paulo Monge, Diretor Geral de Vendas SANA Hotels; e Diogo Assis, Founder and CEO VOQIN’ são os convidados nesta mesa.

“2030 e mais além” é a talk que encerra a edição deste ano do Congresso, com Pedro Varela, Head of Data Science da BJSS, consultora multinacional onde o nosso convidado lidera a integração da inteligência artificial (IA) em soluções transformadoras para os negócios. Como podem e devem organizações e sociedade em geral envolver-se e beneficiar da inteligência artificial? É possível antecipar o futuro?

As inscrições encerram hoje, dia 9 de fevereiro de 2024.  Saiba mais na página do Congresso: www.congresso.hoteis-portugal.pt.  

O 34º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo conta com o apoio, entre outras entidades, da Associação de Promoção da Madeira e da Câmara Municipal do Funchal.

#congressoahp2024 #madeirataotua #visitmadeira  

Sobre a Associação da Hotelaria de Portugal

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) é a maior associação patronal da indústria hoteleira em Portugal. Com mais de 800 associados, a AHP representa toda a Hotelaria, bem como os estabelecimentos de alojamento local coletivo – Hostels, Guesthouses e blocos de apartamentos com serviço integrado – Resorts; TER e TH. A AHP disponibiliza um conjunto de serviços indispensáveis para a gestão e operação das empresas, centrando a sua ação no negócio dos seus associados e no futuro da Hospitality Industry. Foi reconhecida como Associação de Utilidade Pública (outubro de 2013) e em fevereiro de 2022 foi condecorada pelo Presidente da República como “Membro Honorário da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Comercial”, em razão dos serviços relevantes no fomento e na valorização de um setor económico.

Sobre o Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo

O Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, organizado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), reúne cerca de 450 participantes, entre empresários, responsáveis políticos e dirigentes da administração pública, autarcas, consultores, académicos, banca, fornecedores e outros parceiros do setor, num encontro alargado para partilha de saber e debate. Os Congressos da AHP realizam-se, anualmente, em diferentes destinos nacionais. Nas últimas edições, o Congresso realizou-se em Fátima, 2022; Albufeira, 2021; Viana do Castelo, 2019; Lisboa, 2018; Coimbra, 2017.


Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!