App desenvolvido em pós do IMD auxilia tratamento oncológico do Hospital da Liga

App desenvolvido em pós do IMD auxilia tratamento oncológico do Hospital da Liga

Aplicativo tira dúvidas de pacientes e acompanha efeitos colaterais de quimioterapia

Um aplicativo desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Informação (PPgTI), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), está modernizando e facilitando o acompanhamento oncológico de pacientes do hospital da Liga Contra o Câncer.

A solução, especializada no contexto do tratamento quimioterápico, já foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O aplicativo é fruto de um estudo feito em conjunto pelo mestrando Mike Job Santos Pereira da Silva, do PPgTI, e por Alessandra Navarro, aluna do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar (UnP), e também contou com o apoio do Escritório de inovação da LIGA.

Segundo a professora Anna Giselle Ribeiro, docente do IMD e orientadora do mestrando do PPgTI, a solução auxilia pacientes ao permitir acesso a informações importantes sobre seus tratamentos oncológicos.

“Desenvolvemos um chatbot que tem como objetivo acompanhar pacientes de quimioterapia, tirando dúvidas e registrando os efeitos colaterais das medicações usadas no tratamento. Assim, o aplicativo acompanha pacientes e esclarece melhor os efeitos dos medicamentos em cada caso”, explica Ribeiro.

Além da transparência e de sanar possíveis dúvidas dos pacientes, o aplicativo também oferece auxílio para profissionais de Saúde, já que informa automaticamente a ocorrência de efeitos colaterais, evitando possíveis imprecisões quanto ao real estado dos usuários.

A expectativa da Liga Contra o Câncer é que o app preencha uma lacuna importante na comunicação entre pacientes e equipe médica e sirva de solução digital para o ambiente hospitalar.

[FOTO: Assessoria de Comunicação Hospital da Liga Contra o Câncer]

Rolar para cima