ApexBrasil participará da COP 28


 

A Agência, que participa da conferência desde 2016, é uma das cocriadoras do pavilhão nacional na Expo City Dubai. O evento terá início no dia 30/11 e se encerrará em 12/12

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) tem desempenhado um papel significativo no suporte à presença do Brasil em conferências globais, consolidando-se como uma das cocriadoras do pavilhão nacional na Conferência. Neste ano, na Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP 28), o Pavilhão do Brasil será um espaço crucial para debates internacionais e apresentação de soluções e projetos desenvolvidos pelo país. É fundamental ressaltar a contribuição essencial do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) nas negociações e na estruturação da participação brasileira. A COP 28 acontecerá entre os dias 30/11 e 12/12, em Dubai, Emirados Árabes Unidos.

A ApexBrasil atua no sentido de destacar as oportunidades de negócios e investimentos em setores relacionados à economia verde e à sustentabilidade, apresentando as oportunidades do Brasil como um país que tem a capacidade de oferecer produtos e serviços alinhados com as metas de combate à crise climática global.

Além disso, a Agência promove a imagem do país como uma nação comprometida com a manutenção das condições climáticas para a manutenção da vida como a conhecemos no Planeta Terra, destacando políticas e práticas sustentáveis adotadas por empresas brasileiras. A ApexBrasil também trabalha na busca de parcerias estratégicas com investidores e compradores internacionais interessados em soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável e para o cumprimento dos compromissos firmados no Acordo de Paris, em 2015, a partir da redução das emissões de gases de efeito estufa.

Adicionalmente, nessa COP, a ApexBrasil, em colaboração com o SEBRAE, lançou um regulamento específico para a participação de startups no evento. Entre as 61 inscritas, seis foram escolhidas para integrar um grupo seleto de 100 startups que apresentam soluções inovadoras, tecnologias e produtos voltados para um futuro sustentável. O foco está na redução das emissões de carbono e no fortalecimento da resiliência. Essa iniciativa, denominada ‘Startup Showcase’, assegurou que as empresas selecionadas recebam aprovação da curadoria da COP para a presença na chamada ‘Green Zone’. Lá, terão estande próprio e acesso a uma rede exclusiva de contatos, incluindo empresas de alto crescimento com avanços tecnológicos na abordagem das mudanças climáticas e desafios ambientais.

As seis empresas selecionadas pela ApexBrasil também terão um dia reservado em sua agenda para visitas técnicas a programas de softlanding para startups em Dubai, programado para o dia 7/12. A oportunidade visa expandir ainda mais os horizontes dessas empresas, facilitando conexões e ampliando seu impacto no cenário global.

Também neste ano, na COP 28, serão apresentados os resultados dos primeiros oito anos do Acordo de Paris, para, então, definir um novo patamar para financiar a ação climática. O objetivo principal é posicionar o compromisso do Brasil com a agenda de sustentabilidade e o potencial do país para atração de investimentos ambientalmente sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente justos. Além disso, serão destaque:

  • Potencial do Brasil na apresentação de soluções na geração de energias renováveis para o mundo;
  • Adoção de práticas e tecnologias que permitem a adaptação dos sistemas produtivos, tanto agropecuários quanto industriais, para a redução da intensidade de emissões de carbono;
  • Desafios e oportunidades na Amazônia;
  • Agenda da biossocioeconomia para o desenvolvimento de baixo carbono na Amazônia brasileira;
  • Cooperação entre países detentores de florestas tropicais em seus territórios.

A ApexBrasil compõe a comitiva presidencial focada na apresentação de resultados alcançados pelo Governo Federal neste ano de 2023. Entre eles, merece destaque a redução do desmatamento na Amazônia, que segue em queda, com outubro sendo o sétimo mês consecutivo de redução no desflorestamento. O desmatamento acumulado de janeiro a outubro fechou em 3.806 km², o que representa uma queda de 61% em relação ao mesmo período do ano passado. Essa foi a menor área desmatada desde 2018, conforme dados da Imazon.

O Brasil também está reduzindo as suas emissões de forma significativa, além de ter uma matriz energética com cerca de 48% de fontes renováveis. Outro ponto central são as políticas ambientais presentes em todas as políticas públicas e projetos do novo Governo Federal.

Histórico de Participação da ApexBrasil nas COPs:

A ApexBrasil tem desempenhado um papel consistente e ativo nas Conferências das Partes (COPs) sobre mudança climática desde 2016, participando das seguintes edições:

  • 2016: COP 22 em Marrakesh, Marrocos
  • 2017: COP 23 em Bonn, Alemanha
  • 2018: COP 24 em Katowice, Polônia
  • 2019: COP 25 – Inicialmente no Chile, transferida para Madri, Espanha devido a manifestações no Chile
  • 2021: COP 26 em Glasgow, Escócia, marcada pela inclusão de novos parceiros como a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI)
  • 2022: COP 27 em Sharm El Sheikh, Egito, também contando com novos parceiros: CNA, CNI e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)

Até a COP 24, apenas o estande governamental representava o Brasil. A partir da COP 26, o estande do Brazil Climate Hub foi adicionado. Na COP 27, além desses, o Consórcio Estadual Amazônia Legal também marcou presença. Durante essa conferência, a participação brasileira na Blue Zone se deu por meio de três pavilhões distintos:

  • Governo Brasileiro: Ministério do Meio Ambiente em parceria com ApexBrasil, CNA, CNI e SEBRAE.
  • Consórcio Interestadual Amazônia Legal: Formado pelos nove estados amazônicos – Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
  • Brazil Climate Action Hub: Estabelecido em 2019 por várias organizações da sociedade civil com o propósito de evidenciar a ação climática brasileira durante a COP. O estande apresenta eventos, estudos, iniciativas, soluções e experiências de políticas públicas voltadas para alcançar os objetivos do Acordo de Paris.

O grupo gestor do Brazil Climate Action Hub inclui diversas entidades, como APIB, Associação de Pesquisa IYALETA – Pesquisa, Ciência e Humanidades, C40, CEBDS, Centro Brasil no Clima, CDP Latin America, Coalizão Brasil Clima, Florestas, Agricultura, CONAQ e Instituto de Referência Negra Peregum, membros da Coalizão Negra por Direitos, Engajamundo, ICLEI América do Sul, Instituto Arapyaú – Uma concertação pela Amazônia, Observatório do Clima, RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, e WWF Brasil.

Nessas conferências, o Espaço Brasil foi fundamental como ponto de debate entre os setores público, privado e sociedade civil. Avanços na ação climática nacional foram apresentados e questões relevantes ao tema foram discutidas, proporcionando oportunidades de envolvimento com diversas instituições nacionais e globais.

Para a COP 28 o Governo reintroduziu o credenciamento público da delegação brasileira, composta por representantes do setor público, privado e da sociedade civil. Ademais, o Ministério se compromete a fornecer informações sobre as negociações previstas durante o evento.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!