Alloro al Miramar conquista premiação `Chef dos Chefs´

Restaurante italiano, comandado pelo chef Michele Petenzi, ganhou na categoria `Melhor Restaurante dentro de Hotel´

O ano de 2023 tem sido marcante para o Alloro Al Miramar. Depois de comemorar a sua primeira década, e ficar em segundo lugar na categoria `Cozinha de Hotel´, no Prêmio `Comer e Beber´, da revista Veja Rio, o sofisticado restaurante italiano acaba de atingir mais uma marca importante: foi o ganhador da categoria “Melhor restaurante dentro de hotel”, na primeira edição do prêmio `Chef dos Chefs`.

O Alloro al Miramar, situado no cinco estrelas Miramar Hotel by Windsor, em Copacabana, foi o local da premiação e do jantar comemorativo, preparado pelo chef Michele Petenzi, natural da região da Lombardia, na Itália. O prêmio `Chef dos Chefs` foi idealizado pelo advogado e amante da gastronomia, Jorge Passarelli.

“É uma grande honra ganhar em uma premiação que reconhece o trabalho dos chefs, que traz mais representatividade para a nossa categoria. Fiquei feliz também por ter recebido a cerimônia no Alloro”, vibra Petenzi, que comanda a cozinha do restaurante desde 2021.

Entre os diferenciais do prêmio `Chef dos Chefs´, está o fato dos próprios chefs serem os jurados.

“A ideia do prêmio surgiu visando a tornar ainda mais democrática a escolha dos melhores chefs e restaurantes. Dar voz aos chefs e promover o reconhecimento do trabalho destes profissionais foi extremamente gratificante. Destacar a importância da gastronomia para o Rio de Janeiro e suas diversas contribuições para a cidade são fundamentais para fortalecermos o setor de hotelaria, restaurantes e bares.”, diz Jorge Passarelli.

Premiados e categorias:

Melhor chef com prêmio internacional – Rafa Costa e Silva

Melhor restaurante – Lasai

Melhor chef – Gonzalo Vidal

Melhor chef confeiteiro – Frédéric De Maeyer

Melhor restaurante dentro de hotel – Alloro al Miramar

Melhor italiano – Gabbiano Ristorante

Melhor francês – Didier Restaurante

Melhor japonês – Haru

Melhor asiático – Spicy Fish

Melhor português – Tasca Miúda

Melhor peruano – Lima

Melhor espanhol – izär

Melhor pizza – Ella

Melhor steakhouse – Giuseppe Grill

Melhor churrascaria – Churrascaria Palace

Melhor gastrobar – Nosso

Melhor experiência – Lilia

Melhor frutos do mar – Giuseppe Mar

Melhor árabe – Amir

Melhor almoço executivo – Lilia

Melhor buffet – Câliner

Melhor pão – João Padeiro

Melhor chef corporativo – Pedro de Artagão

Melhor maître sommelier – Gustavo Alves

Melhor gestor – Danni Camilo

Melhor grupo – Grupo Irajá

Melhor Restaurateur – Leo Rezende

Sobre Michele Petenzi:

Michele Petenzi é PhD em Química pela Universidade de Pavia, mas, na gastronomia, é um autodidata. Sua paixão pelas panelas e por ingredientes frescos e naturais o levou a migrar dos laboratórios para a cozinha. Iniciou sua trajetória gastronômica trabalhando como personal chef, oferecendo um sofisticado serviço de menu degustação diretamente nas casas dos clientes, dividindo-se entre Itália e França. Após algumas experiências em restaurantes, estagiou no Mirazur (França), restaurante 3 estrelas Michelin e eleito Melhor do Mundo pelo The World’s Best Restaurant 2019.

Em 2015, veio passar o carnaval no Rio de Janeiro e decidiu fincar raízes na cidade. No início, foi chef do restaurante Il Borgo del Conte, em Botafogo, além de ter atuado como chef consultor do conceituado Satyricon, em Ipanema, e do L’Ulivo Cucina e Vini, em Copacabana. Depois, assumiu a chefia da cozinha do Quadrifoglio, na Barra da Tijuca. No ano de 2020, participou da segunda temporada do reality Top Chef, da Record.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!