Agência de Notícias do Turismo completa dois meses com cerca de 200 publicações



Espaço criado pelo MTur dá visibilidade às experiências turísticas que o Brasil oferece e às ações promovidas pelas secretarias estaduais e municipais
 

Em dois meses de lançamento da Agência de Notícias do Turismo, quase 200 matérias das secretarias de Turismo dos estados e municípios foram publicadas no portal do MTur. A inciativa busca ampliar a visibilidade das diversas experiências e atrativos turísticos brasileiros, compartilhando notícias oficiais do turismo de todas as regiões do país com o público nacional do site do ministério.
 

Para o chefe de comunicação do Ministério do Turismo, Adão Paulo Oliveira, o espaço serve de vitrine nacional para promoção do turismo em todos os cantos do país. “Por ser o site oficial do Turismo no Governo Federal, o portal do MTur agrega leitores de todos os estados brasileiros. E a Agência de Notícias permite o compartilhamento de informações confiáveis entre pessoas de norte a sul. Estamos contentes com a grande adesão das secretarias”, celebrou.
 

De acordo com a coordenadora de Comunicação da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), Juliana Brascher, a Agência de Notícias é uma oportunidade para expandir o alcance da pauta do Turismo e integrar o setor. O estado é um dos principais emissores de matérias para o espaço.
 

“É uma prestação de serviço ao cidadão que pode acompanhar as atualizações e números do setor num canal único. A Agência também tem sido um ponto focal para que as secretarias de Turismo de todo Brasil estejam atentas às demais ações dos estados em prol do turismo brasileiro”, disse.
 

O espaço para o noticiário do turismo local surgiu no sentido de facilitar a divulgação dos destinos e atrativos dos estados para todo o país, indo ao encontro das ações que a Secretaria de Comunicação da Presidência da República tem organizado, com foco na União e na Reconstrução de pontes e canais de diálogo com todos os públicos, ideologias e regiões do Brasil.
 

“Romper as divisas do Paraná e levar as novidades do turismo do estado para todo o Brasil é uma de nossas missões, e a criação da Agência de Notícias pelo MTur nos auxilia muito nesse sentido. Por meio dela, podemos ficar por dentro do que está se passando nos demais estados, iniciativas bem-sucedidas, eventos, promoções e políticas públicas. Fundamental, enfim, para quem trabalha no segmento”, afirma Edu Aguiar, diretor de Promoção Comercial do Viaje Paraná, órgão vinculado à Secretaria do Turismo do Paraná.
 

“O Estado de Sergipe acredita na Agência de Notícias do Ministério do Turismo como um espaço plural, que contribui muito para que possamos dar mais visibilidade ao Destino Sergipe. Acreditamos que esse espaço dialoga com o público consumidor final, o turista, e também com o público especializado, que comercializa o produto Sergipe no mercado nacional”, completou Allan Alberto Oliveira, coordenador de Comunicação e Marketing da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) de Sergipe.
 

COMO FUNCIONA?
A área dedicada à divulgação de notícias sobre o turismo nos estados, municípios e Distrito Federal é uma parceria inédita do Ministério do Turismo em conjunto com o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e a Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur).
 

Para participar da Agência de Notícias do Turismo, secretarias estaduais e municipais deverão enviar as notícias locais para o e-mail agenciadenoticias@turismo܂gov܂br com o link da matéria publicada, além de uma sugestão de título contendo, no máximo, 145 caracteres. A inciativa prevê, ainda, que os portais das secretarias estaduais e municipais também publiquem, voluntariamente e de acordo com o critério de cada gestão, as matérias produzidas pelo Ministério do Turismo.
 

A Assessoria de Comunicação do MTur atua como curadora do conteúdo, tendo prerrogativa para analisar, aprovar, ajustar ou recusar conteúdos que estejam em desacordo com as premissas legais e éticas que norteiam a administração pública, obedecendo aos parâmetros já estabelecidos pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República e órgãos de controle.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!