Aeroporto de Salvador registra aumento de 15% no número de passageiros no 4º trimestre de 2023 

Salvador, Bahia, Brasil

Aeroporto de Salvador registra aumento de 15% no número de passageiros no 4º trimestre de 2023 

  • Somente entre outubro e dezembro de 2023, 1.96 milhões pessoas trafegaram pelo terminal aeroportuário; 
  • Foram 14.657 pousos e decolagens realizados no período; 
  • A VINCI Airports registrou 0,9% de aumento no tráfego dos oito aeroportos que administra no Brasil. 

Crédito: Will Recarey

Mais de 1.9 milhões de passageiros circularam pelo aeroporto de Salvador no quarto trimestre de 2023, o que representa um aumento de 15% em relação ao mesmo período em 2022. No comparativo com 2019, ano que antecedeu a pandemia de coronavírus, o tráfego de passageiros no aeroporto de Salvador recuperou 93%, considerando a retomada da economia, de acordo com dados do relatório global de tráfego da VINCI Airports. O Aeroporto de Salvador teve 14.657 pousos e decolagens entre 1º de outubro e 31 de dezembro de 2023. No acumulado do ano de 2023, o aeroporto teve um percentual de crescimento de 11%, com 7.3 milhões de passageiros. 

Considerando os oito aeroportos administrados pela VINCI Airports no Brasil, o crescimento do número de passageiros no último trimestre de 2023 foi de 0,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já no acumulado do ano, houve incremento de 3,8%.

Resultado global 

Mais de 267 milhões de passageiros viajaram pelos aeroportos operados pela VINCI Airports em 2023, representando um aumento de 26% em relação a 2022. Depois de desfrutar de crescimento contínuo ao longo do ano, os níveis de tráfego encerraram o quarto trimestre acima dos níveis de 2019 com um aumento de 0,6% (e um aumento de 17% em relação a 2022). Números recordes anuais de passageiros foram alcançados em diversos aeroportos importantes da rede em 2023: Lisboa atendeu a mais de 33 milhões de passageiros, Porto 15 milhões, Monterrey 13 milhões, Belgrado 7 milhões e Santo Domingo 5 milhões. Representando o desempenho sólido neste trimestre, o tráfego em dois outros aeroportos-chave (Santiago e Belfast International) ultrapassou os níveis pré-pandêmicos desde outubro. No Chile, a demanda foi forte, especialmente para destinos internacionais em toda a América, impulsionada por novas rotas e voos adicionais de várias companhias aéreas, incluindo LATAM, Jetsmart e SKY Airline – tendo a última uma rota que liga Santiago à Salvador. 

Sobre o Salvador Bahia Airport 

Localizado na capital do estado da Bahia, o Salvador Bahia Airport é a primeira Concessão da rede VINCI Airports no Brasil, que assumiu sua operação em 2 de janeiro de 2018. Desde então, o Aeroporto de Salvador incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros. Com um investimento de R$ 700 milhões em obras de modernização e ampliação do terminal, aumentou sua capacidade em 50%, atendendo até 15 milhões de passageiros por ano. Além disso, foi reconhecido com o Selo de Diversidade Étnico-Racial pela Secretaria Municipal da Reparação de Salvador em virtude das iniciativas de combate ao racismo institucional. O Salvador Bahia Airport também se destaca como o “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil”, liderando ações de preservação ambiental.   

Sobre a VINCI Airports

A VINCI Airports, líder mundial em operação de aeroportos privados, atua em mais de 70 aeroportos em 13 países. Graças à sua expertise como integradora global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e gerencia aeroportos, disponibilizando sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização da infraestrutura, gerenciamento das operações e transição ambiental. A VINCI Airports foi a primeira operadora de aeroportos a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional em 2016, visando alcançar a meta de emissões líquidas zero em toda a sua rede até 2050.

Para mais informações:

www.vinci-airports.com

@VINCIAirports

https://www.linkedin.com/company/vinci-airports/

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!