Abav Expo: Embratur participa da 16° reunião do Fornatur

Agência detalha critérios para participação em eventos internacionais e busca ampliar a divulgação dos destinos brasileiros no exterior– Aproximar o trade turístico das ações de promoção no exterior e discutir estratégias de acesso dos estados brasileiros às feiras internacionais. Esse foi o tema central debatido pela Embratur na 16ª reunião extraordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes do Turismo (Fornatur), realizada nesta quinta-feira (22/09), durante a 49ª ABAV Expo 2022, em Olinda (PE).
 

Durante a reunião, a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Karisa Nogueira, destacou os critérios de seleção das entidades interessadas em participar de eventos como feiras e roadshows e de ações promocionais promovidas pela Embratur. “Estamos aqui para esclarecer como funcionam esses critérios e discutir estratégias de divulgação dos mais diversos destinos brasileiros”, reforçou a diretora.
 

A previsão é de que a Embratur participe, ainda este ano, de seis grandes feiras internacionais: FIT América Latina, entre 1º e 4 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina; a IMEX América, entre 11 e 13 de outubro, em Las Vegas, nos Estados Unidos; a New York International Travel Show (NYITS), entre 28 e 30 de outubro, em Nova York, nos Estados Unidos; a World Travel Market (WTM), entre 7 e 9 de novembro, em Londres, no Reino Unido; a Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FITPAR), entre 11 e 12 de novembro, em Assunção, no Paraguai; e a IBTM World, entre 29 de novembro e 1º de dezembro, em Barcelona, na Espanha.
 

Conectividade em alta
 

Outro tema debatido no encontro em Olinda foi a retomada da malha internacional brasileira. A diretora da Embratur enfatizou que o Brasil já é o sexto país do mundo em conectividade internacional, o primeiro da América Latina e lembrou que no mês de agosto o Brasil registrou o melhor resultado desde 2019. “O número de chegadas de voos internacionais ao Brasil em agosto foi o maior já alcançado desde o início da pandemia. E teremos mais de 100 novos voos até 2023”, finalizou.
 

Em agosto, foram 4.003 desembarques, o que representa 80,71% da capacidade demonstrada no mesmo período de 2019. Comparado ao mês de agosto de 2021, houve acréscimo de 232,35% nas conectividades internacionais.
 

Brasil mais competitivo
 

Ainda durante a ABAV, o ministro do Turismo, Carlos Brito, anunciou a publicação da Medida Provisória nº 1.138/2022 que estabelece a redução do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre os valores pagos, creditados, entregues, empregados ou remetidos para pessoa física ou jurídica residente ou domiciliada no exterior, destinados a cobertura de viagens de turismo.
 

De acordo com o texto, publicado nesta quinta-feira (22/09), no Diário Oficial da União (https://in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-1.138-de-21-de-setembro-de-2022-431169410), os gastos estão limitados a R$ 20 mil ao mês. A redução será de 33% para 6% a partir do dia 1º de janeiro de a 31 de dezembro de 2024, com escalonamento de: 7%, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2025; 8% de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2026; e de 9%, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2027.
 

“Essa medida é mais uma conquista importante e um pleito antigo do setor. A ação possibilita que o Turismo, que já tem expressivos impactos na economia do nosso país, possa crescer ainda mais e gerar mais empregos”, avalia o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

 A diretora da Embratur, Karisa Nogueira (D), representou a Agência na reunião [Foto: Divulgação

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.