Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Planejar uma viagem: o que levar em consideração e por onde começar?

Viagem_Reprodução Internet

Saber previamente os gastos necessários, assim como a documentação, pode garantir uma viagem tranquila e sem imprevistos.

 

Planejar os detalhes de uma tão sonhada viagem pode não ser a melhor parte, mas com certeza pode ficar mais simples quando se sabe o que levar em consideração. Afinal, é preciso colocar no papel quanto se deve levar de dinheiro, qual investimento tem que ser priorizado e como se virar diante de uma emergência.

A consultora de viagens Clarissa Rocha, da Luck Viagens, explica que o primeiro passo é, após definido o destino, identificar qual a documentação necessária para viabilizar a viagem. “É um destino que precisa ter passaporte? Precisa de vacinas específicas? É necessário o visto? Como conseguir esse tipo de documentação demanda certo tempo, que varia de acordo com a localidade, essa deve ser a primeira preocupação”, explica. Sem as documentações necessárias, a viagem não acontece.

O próximo passo é pesquisar sobre a moeda local e, a partir daí, saber quanto deve ser investido na viagem. “Tendo essa informação, você pode programar o câmbio. Pesquisar se é melhor trocar as moedas aqui ou no país de destino – mas lembrar de levar um pouco do dinheiro local para os gastos emergenciais do primeiro dia”, continua Cássia, contando ainda que é necessário priorizar o dinheiro da alimentação. “Todo mundo precisa comer e todo dia. Então esse deve ser a primeira reserva. Vai querer comer bem? Então tem que separar mais dinheiro. O que sobrar é aplicado em passeios, lazer e em compras, caso seja essa a motivação da viagem.”

Geralmente é a própria agência de viagem que detalha a média de quanto gastar no dia com alimentação e passeios programados. Uma dica é que hospedagem e traslados sejam comprados antes da viagem, via internet. Assim, além da garantia desses serviços essenciais, todo o dinheiro levado será voltado apenas para as refeições, lazer e compras. “É importante também levar um cartão internacional desbloqueado. Por mais que não se queira usar, é uma garantia em caso de emergências”, diz Cássia.

As agências de viagens indicam o seguro saúde para toda viagem internacional. “Quando o cliente não quer fazer esse investimento, nós pedimos que ele assine um termo de responsabilidade. Há empresas especializadas nesses seguros. A indicação é feita por nós, após analisarmos a melhor oferta para o cliente.”

Depois dessas etapas, finalmente, é só verificar qual será o clima na época em que vai acontecer a viagem e separar as roupas adequadas para a estação. Com tudo pronto e planejado, será mais fácil driblar as adversidades e garantir uma viagem segura, sem passar necessidades e com controle financeiro.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem