A inteligência artificial foi o tema do 48° Congresso da Apavt

Pela primeira vez participei de um Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, Apavt em sua 48 edição realizada de 30 de novembro a 2 de dezembro no Porto, Portugal. Foi uma experiência e tanta pois pude vivenciar a realidade dos assuntos pertinentes a categoria, assisti a toda a programação, reencontrei operadores do turismo, hoteleiros, agentes de viagens  que conheço há mais de 20 anos, por participarem da Abav Expo no Brasil, entre outras feiras,  por outro lado, conheci inúmeras pessoas do turismo português. O tema escolhido ” Inteligência artificial” foi relevante para o setor. E as palestras foram fundamentais para os agentes. Algumas mostraram aplicativos, ferramentas e regras para utilização do IA,
ChatGPT,  para consulta de um destino e elaboração de pacote, ou mesmo para tradução de um texto, ou para fazer videos e fotos de viagens com um melhor desempenho para atender o passageiro, que busca o agente de viagens como seu porto seguro. O uso do Google, do Google trend, foram bem claros da importância da tecnologia aliada a internet para aprimoramento para alavancar as vendas, apresentando aos agentes opções para fazer o melhor pelo cliente. O mote do congresso foi de bom tom. Os palestrantes, altamente qualificados e preparados para passar seus conhecimentos aos congressistas. Alguns, sem dúvida emocionaram a platéia, como o bate papo do presidente da TAP, Luis Rodrigues, com sua simplicidade falou com humildade de sua vida ao presidente da Apavt, Pedro Ferreira Costa. Outro painel que descontraiu a platéia foi  Conversas improváveis – Diálogos que não estamos à espera com:
– José Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro)
– Rita Marques (Codiretora da Pós-Graduação em Tourism Management, na Porto
Business School)
– Jorge Nuno Pinto da Costa (Presidente do Futebol Clube do Porto) Parabenizo a Apavt, pela organização, pela programação, pela escolha do tema, de seus palestrantes, da programação da noite, da programação especial da imprensa. Mais uma vez parabéns!. E agradeço aqui pela oportunidade de participar, de sentir e conhecer a realidade portuguesa do Turismo e conhecer as principais lideranças do Turismo português. Um grande aprendizado!.

E mais, durante o congresso foi anunciado o 49° Congresso em 2024, que será de 23 a 25 de outubro, em Huelva, Andaluzia na Espanha. E Macau na China, receberá em 2025 a edição especial de 50 anos do Congresso da Apavt.

APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo

*Participei pelo meu portal cristinalira.com

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!