Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

30 ANOS DE REVOLUÇÃO PACÍFICA / QUEDA DO MURO”

Por sete dias, Berlim celebrará o festival da Revolução Pacífica em sete pontos da cidade

De 4 a 10 de novembro, a capital alemã organizará um grande festival para comemorar o jubileu de 30 anos da Revolução Pacífica e da queda do muro de Berlim. Durante sete dias e em sete pontos diferentes da cidade, Berlim se transformará em um centro de exposições e eventos ao ar livre.

Os principais momentos da revolução serão narrados em lugares onde de fato aconteceram eventos importantes da história berlinense em 1989/90. Os visitantes poderão entrar no clima dessa época de mudanças por meio de grandes representações encenadas na igreja Gethsemanekirche, na praça Alexanderplatz, no Portão de Brandemburgo, na rua Kurfürstendamm, ao lado da EastSideGallery, na praça Schlossplatz e também na central da Stasi, em Lichtenberg.

As encenações de fotografias efilmagens históricas, apoiadas por instalações sonoras, serão o carro-chefe de uma programação diversificada de exposições e eventos – organizada de maneira unificada por museus, memoriais, associações, instituições educacionais, iniciativas e grupos de artistas. Além de rememorar a trajetória das vítimas da ditadura do partido SED e a divisão da cidade dentro de seus antigos limites municipais, essa encenação descentralizada, que conta com mais de 100 eventos, convida o visitante a viver a experiência dos acontecimentos históricos da Revolução Pacífica na forma de uma viagem pelo tempo e pelo espaço. Serão abordados os inícios do regime na Europa Central e do Leste e a onda de fugas a partir do início do verão de 1989, passando pelos protestos em toda a Alemanha Oriental e pela queda do muro no outono daquele ano até a tomada da central da Stasi e as primeiras eleições democráticas na Alemanha Oriental, em março de 1990.

O ponto alto dessa semana de festividades fica por conta de um festival de música que acontecerá em vários pontos da cidade na noite de 9 de novembro. Ao longo da rota da revolução, berlinenses e turistas de todo o mundo celebrarão a festa da liberdade. Em inúmeros palcos, apresentam-se artistas nacionais e internacionais cujo som e história estão relacionados aos acontecimentos de 1989/1990 ou cuja carreira está ligada à vanguarda e à revolução. Com sua vasta oferta musical – que varia da música clássica ao rock, passando pelo jazz e pelo pop até chegar ao hip hop -, esse festival de encerramento das comemorações do jubileu deixará claro o poder da música: em um final e impressionante, todos os palcos tocarão a mesma música ao mesmo tempo, a ser entoada por um coro de artistas e expectadores. É nesse momento que a cidade se unirá em uma grande comunidade em festa.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem