28ª FIART edição é lançada oficialmente e anuncia novidades


 

Feira será realizada no período de 20/01 a 29/01 e traz diferencial este ano 

O melhor do artesanato e da cultura potiguar chega até você, ao alcance das suas mãos, neste mês de janeiro. A Feira Internacional de Artesanato – FIART realiza sua 28ª edição de 20 a 29 de janeiro de 2023, sempre das 16h às 22h, no Centro de Convenções de Natal, com participação de mais de 800 artesãos de diversos lugares nacionais e internacionais, distribuídos em 320 estandes. Toda a programação do evento promete surpreender os visitantes, trazendo diversidade de produtos e uma programação cultural especial. 

Durante o lançamento, nesta quinta-feira (12), no Espaço Neuma Leão, autoridades, patrocinadores, artesãos e imprensa ficaram por dentro da programação e das novidades da 28ª edição. “A FIART é um evento com quase três décadas de realização. Além de atrair um grande público, com expectativa para este ano de mais de 50 mil pessoas, o evento gera 1.100 empregos diretos e indiretos”, comemora Neiwaldo Guedes, coordenador geral do evento.  

Para o Edvaldo Santiago, artesão de Ceará-Mirim e filho do Mestre Etewaldo, a Fiart é um evento único.  “Participo da Fiart desde sua primeira edição, quando meu pai colocava seus trabalhos para exposição. Este ano, a expectativa é enorme porque já não vivemos mais a tensão da pandemia. Participar da Fiart é também um grande reencontro com os amigos artesãos e com o público”, comemora.

Importante vitrine da arte e da cultura seja local, estadual, nacional e internacional, o diferencial da FIART está em sua essência de aproximar, valorizar e dar espaço para as manifestações tradicionais, produções artesanais das tribos indígenas, mostra de grupos folclóricos, mostra de cultura popular, entre outros aspectos. Para além dos estandes, a feira é uma grande ferramenta da promoção da brasilidade. É um espaço fértil à propagação da economia criativa.

A FIART é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com o patrocínio da Prefeitura de Natal e da Unimed Natal, através da Lei Municipal Djalma Maranhão, além do apoio do Sebrae/RN e organização da Espacial Eventos. Toda a programação cultural tem o incentivo da Lei Municipal Djalma Maranhão, com patrocínio da Prefeitura do Natal e Unimed Natal. 

Programação Cultural

O Festival Fiart Cultural é dedicado a ser um palco para a cultura popular, um espaço de reconhecimento para os diversos artistas que dedicam sua energia para “estar onde o povo está” e também para salvaguardar nossas tradições. O Festival busca organizar uma programação para ser um palco para a maior diversidade das expressões da cultura popular, desde os brincantes àqueles que fazem a música de barzinho que está no dia-a-dia das pessoas. Assim, o Festival busca cumprir a missão de fruir as artes potiguares nas mais diversas linguagens, literatura, dança, música e as manifestações das tradições populares de todos os tempos, sempre conectado com o hoje. Quem chega ao palco do Festival FIART Cultural se depara com uma grande festa popular. De um lado possibilita o acesso do público a um número significativo de produções artísticas do RN nas mais diversas linguagens e a cultura popular e do outro um palco para a expressão da sua identidade cultural potiguar. A edição 2023 acolherá mais de 1000 (mil) artistas e brincantes e espera um público diário de aproximadamente 3 mil, chegando a 30 mil nos dez dias de evento.

A programação do Festival FIART Cultural integra quatro ações: Ação 1: Mostra de Arte e Cultura: com Mostra de Cordel, Mostra de Bandas, Mostra de João Redondo (Mamulengo), Batalha de Breaking e apresentações de dança e música durante todos os dias da FIART; Ação 2 – Festival Parafolclórico (Competitivo) que está em sua 21ª edição e Mostra de Grupos Folclóricos em parceria com as Prefeituras; Ação 3 – Salão “O melhor do artesanato potiguar” e Ação 4 – Seminário Nacional de Cultura Popular: Tradições, Ancestralidade e Identidade Cultural. 

 “O Festival Fiart Cultural é uma janela de muita visibilidade pelo seu conteúdo, pela abrangência de mais de 1.000 artistas e brincantes envolvidos e pelo seu potencial de público por integrar a FIART, feira que atrai a cada ano um público diário de mais de 5 mil pessoas/dia ou mais, podendo atingir mais de 50 mil pessoas”, argumenta Neiwaldo Guedes, coordenador geral do evento.

Mais informações através do @feirafiart

FOTOS: CANINDÉ SOARES

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.