Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

WTM VEM AO BRASIL

Uma das maiores feiras de turismo do mundo lança sua versão latino americana, esta semana,
em São Paulo. Para o presidente da Embratur, que apoia o evento, é um reconhecimento internacional ao aumento do peso do Brasil no setor turístico
A maior cidade da América do Sul recebe, a partir de amanhã, a primeira edição WTM (World Travel Marketing) Latin America. O evento, que segue até o dia 25, ocorre no Transamérica Expo Center e conta com  o  apoio institucional da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).  É a primeira vez que a WTM, uma das principais feiras de turismo do mundo, sai de Londres para ser realizada no Brasil. 
 “É um reconhecimento inédito do peso que o país assumiu no mercado turístico internacional”, avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino . “A realização dos megaeventos gera um círculo virtuoso do qual fazem parte também a recepção de feiras internacionais como estas”, afirma. “As ações do Governo, juntamente com a iniciativa privada, colocam o país em um novo patamar no mercado turístico internacional, especialmente com os eventos que acontecerão em breve, como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude neste ano; a Copa do Mundo, em 2014; os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, em 2016; e a possível captação para Exposição Universal ( Expo 2020) em 2020, também em São Paulo”, concluí Dino.   
 A escolha da capital paulista para realização da edição da feira no continente latino americano comprova a capacidade do Brasil para realizar eventos internacionais. “Essa escolha comprava a grande   capacidade do Brasil para captar e realizar eventos internacionais. Já ocupamos o 7º lugar no ranking da ICCA (International Congress Association) e o Brasil tem todas as condições de continuar subindo”, comenta.    Em 2012, o país sediou cerca de 350 eventos internacionais, o que representa um crescimento  de 15% em relação ao ano anterior. “Com a edição da WTM Latin America em São Paulo, consolidamos essa tendência e também a experiência brasileira na realização de grandes eventos”, diz Dino.
O crescente aumento de entrada de turistas estrangeiros no Brasil é o resultado de um trabalho feito em parceria entre o Governo Federal, os governos estaduais as prefeituras, os empresários e os profissionais do turismo, que buscam consolidar o país como um importante destino turístico mundial. 
Dino lembra que, este ano, estudo da consultoria GBTA (Global Business Travel Association) apontou grandes perspectivas para o setor de turismo de negócio e eventos no Brasil. “As estimativas da GBTA vêm confirmar o nossa percepção a partir dos números do setor e do ranking da ICCA”, avalia. A notícia ganhou destaque na revista The Economist, a principal publicação de negócios do mundo, afirmando que o  Brasil vive um ótimo momento do turismo doméstico no segmento de negócios, que este ano deve crescer 12,9%, movimentando US$ 27 bilhões. “Atualmente, as viagens domésticas dominam o mercado brasileiro de turismo no segmento negócios. Mas, com a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos no horizonte, novas oportunidades vão aparecer e mais empresas devem se interessar por esse mercado”, afirma a nota da Economist. O estudo avalia que, nos próximos dois anos, o Brasil deve superar Itália, França e Reino Unido no mercado de turismo de negócios.
WTM Latin America e o 39º Encontro Comercial Braztoa
Simultaneamente a WTM Latin America acontecerá o 39º Encontro Comercial Braztoa, a parceria entre os operadores e os demais profissionais de turismo de todo o país e do exterior e intensificar o segmentos de lazer, MICE e Corporativo no país.  A WTM Latin America 2013 é organizada pela Reed Travel Exhibitions, sediada em Londres. Conta com apoio institucional da Embratur. 
Assessoria de Imprensa- Embratur
Boa Viagem