Viva Ciranda inspira turismo rural pedagógico em Blumenau


Técnicos das secretarias de Turismo, Educação e do Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), de Blumenau, estiveram em Joinville para conhecer o projeto de turismo rural pedagógico Viva Ciranda.
Acompanhados pela equipe da Fundação Turística de Joinville, a comitiva visitou as propriedades da família Ango Kersten, na Estrada Bonita; o Rancho Alegre e o Recanto das Arrozeiras, na região do Piraí.
Durante as visitas, o grupo aprendeu sobre a metodologia de funcionamento do Viva Ciranda, como os produtores rurais adequaram suas propriedades para receber as crianças e como o turismo rural pedagógico contribui para o desenvolvimento socioeconômico da área rural.
De acordo com o diretor de planejamento da secretaria de Turismo de Blumenau, Elson Campos Ferreira, os resultados são supreendentes. “A visita foi excelente. Visitamos três locais, com propostas bem diferentes. Além do retorno para as crianças, o projeto também é rentável para os agricultores”.
A próxima etapa desse intercâmbio será mostrar como o Viva Ciranda funciona na prática. Para tanto, professores e produtores rurais de Blumenau serão convidados para um famtour onde acompanharão uma visitação pedagógica, com alunos de Joinville.
Para o presidente da Fundação Turística, Raulino Esbiteskoski, o Viva Ciranda é um dos ícones do turismo rural de Joinville e seus resultados comprovam a efetividade do projeto.

“O turismo rural é ponto forte em Joinville e o Viva Ciranda vem ajudando este segmento a se estruturar e consolidar. Queremos servir de modelo para outros municípios e contribuir para a disseminação deste importante trabalho”, finaliza Raulino Esbiteskoski.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.