Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Visa e BRB lançam cartão Vale-Cultura

Cartão será aceito em milhares de comércios ligados à cultura 

 O Vale-Cultura, benefício criado em 2013 para trazer cultura para trabalhadores brasileiros, acaba de ganhar dois importantes aliados para expandir sua cobertura em todo o país: a Visa e o BRB.

O cartão BRB Vale+Cultura Visa Electron poderá ser emitido para qualquer empresa interessada em distribuir o benefício para seus colaboradores e será aceito em qualquer estabelecimento que comercialize produtos e serviços ligados a atividades culturais – cinemas, livrarias, bancas, casas de teatro, casas de show, entre outros que aceitem Visa Electron.

“O Vale+Cultura Visa Electron do BRB já nasce tendo como diferencial sua aceitação em todo o País, nos milhares de comércios que aceitam Visa Electron”, afirma José Coronel, diretor-executivo de produtos Pré-pagos para a Visa Inc. na América Latina e Caribe. “Os brasileiros poderão contar com a segurança de nossa rede para usar mensalmente seu benefício, ou ainda deixar acumular o valor no cartão pré-pago até alcançar a quantia desejada”, explica o executivo.

O benefício de cinquenta reais é depositado no cartão pré-pago automaticamente todos os meses aos trabalhadores de empresas participantes. O benefício é oferecido preferencialmente, mas não exclusivamente, para quem recebe até cinco salários mínimos.

“Atualmente, quase 40 mil empresas compõem a nossa rede de recebedoras – ou seja, aquelas que recebem o Vale-Cultura como forma de pagamento: cinemas, casas de espetáculos, livrarias, escolas de artes. A adesão de novas operadoras traz mais dígitos a esses números e aumenta a eficiência do programa no País. Tendo o parque de recebedoras da Visa, milhares de comércios ligados à cultura vão aceitar o cartão emitido pelo BRB. O número de recebedoras do Vale-Cultura terá assim um adicional tão grande que ainda não foi dimensionado em números definitivos”, detalha Leonardo Hernandes, diretor de Gestão de Mecanismos de Fomento da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, responsável pela área de gestão do Vale-Cultura.

Qualquer empresa regular perante a Receita Federal e que possui empregados com vínculo empregatício formal pode ofertar o Vale-Cultura aos seus funcionários. Basta inscrever-se no site www.cultura.gov.br/valecultura. As empresas tributadas com base no lucro real poderão deduzir até 1% do imposto de renda devido.

 

“A parceria com a Visa entrega ao mercado um produto inovador, com aceitação em todo o território nacional, em estabelecimentos com a rede Visa Electron, o que fomenta a cultura local e estimula o aprimoramento do nível intelectual de funcionários”, destaca Ralil Nassif, Presidente da Cartão BRB.

 

###

Sobre o Vale-Cultura

O Vale-Cultura é um benefício concedido pelo empregador para os seus trabalhadores com vínculo empregatício formal. Ele se volta prioritariamente para aqueles que recebem até cinco salários mínimos, num cartão magnético pré-pago com crédito de R$ 50,00 mensais. O valor, que é cumulativo, pode ser consumido para comprar ingressos de teatro, cinema, museus, espetáculos, shows, circos, além de CDs, DVDs, livros, revistas e jornais, ou ainda para pagar mensalidades de cursos artístico-culturais. O Vale-Cultura é o primeiro programa do MinC que vislumbra os cidadãos brasileiros de forma direta, com foco naqueles que recebem até cinco salários-mínimos por mês. Assim, pretende-se atuar diante de uma realidade de alta exclusão de consumo cultural: uma população que lê, em média, dois livros por ano; que 93% nunca foram a uma exposição de arte; que 78% nunca viram um espetáculo de dança. De forma indireta, o Vale-Cultura, ao incentivar a participação das pessoas na vida cultural, estimula o crescimento e a autonomia da economia da cultura no País. (fonte: Ministério da Cultura)

 

 

Sobre a Visa

A Visa é uma companhia global de tecnologia de pagamento que conecta consumidores, empresas, instituições financeiras e governos em mais de 200 países e territórios com uma moeda digital rápida, segura e confiável. Operamos uma das mais avançadas redes de processamento – a VisaNet – que é capaz de processar mais de 53 mil transações por segundo, com proteção contra fraudes para os consumidores e garantia de recebimento aos comércios. A Visa não é um banco e não emite cartões, não concede crédito ou fixa taxas aos consumidores. As inovações da Visa permitem às suas instituições financeiras clientes oferecer aos consumidores mais opções: pagar agora com o débito, adiantado com o pré-pago ou tempos depois com os produtos de crédito. Para mais informações, visite  http://brasil.blog.visa.com/.

 

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem