VINDIMA 2012 NO VALE DOS VINHEDOS, UM PROGRAMA E TANTO

Hotel Villa Michelon prepara a abertura da vindima no Vale dos Vinhedos. Colheita, pisa das uvas, celebração religiosa e filó italiano integram programação

Numa autêntica festa italiana não pode faltar cantoria, produtos e jogos coloniais, fé, alegria e vinho para brindar mais uma safra. E é isso que os visitantes vão encontrar na Abertura da Vindima no Vale dos Vinhedos. O evento, marcado para o dia 28 de janeiro, integra o Bento em Vindima numa realização do Hotel Villa Michelon.

A programação inicia às 17h com a colheita das uvas no Parreiral Modelo do Villa Michelon. É quando todos têm a oportunidade de vivenciar na prática a vindima. Enquanto os cachos de uvas vão sendo colhidos, os corais vão acompanhando a colheita cantando músicas típicas italianas. E quem sabe canta junto.

Com os cestos cheios chega o momento da pisa, tarefa reservada à rainha do Vale dos Vinhedos, Vanessa Crestani, e as princesas Letícia Dal Magro e Camila Milani. Elas entram na mastela (grande bacia de madeira) para amassar as uvas com os pés, remontando o período da imigração, e mais uma vez a cantoria entra em cena. Embalados pela emoção e na euforia da celebração, turistas e autoridades são convidados a participar da pisa.

Chega, então, o momento da celebração religiosa. É quando o padre abençoa os vinhedos, os viticultores e vinicultores, além dos visitantes, numa demonstração de fé e trabalho. A programação encerra com o Filó Italiano no salão da Sociedade 8 da Graciema. No cardápio, copa, queijo colonial, salame, pão caseiro, cucas, grostoli e muita uva. As vinícolas do Vale dos Vinhedos estarão oferecendo suco de uva, vinho branco, vinho tinto e espumante para degustação.

O Filó Italiano será animado com jogos coloniais, principalmente os de baralho como bisca, três sete e quatrilho. Isso sem contar o jogo da mora e o jogo de damas de vinho, onde as peças são taças de vinho branco e vinho tinto, uma brincadeira que faz com que a cada peça descartada o ganhador deve beber o vinho da taça.

O EVENTO
ABERTURA DA VINDIMA NO VALE DOS VINHEDOS
Data: 28 de janeiro de 2012
Horário: a partir das 17h
Local: Hotel Villa Michelon
Valor do ingresso por visitante: R$ 25,00

PROGRAMAÇÃO
17h – Colheita das uvas no Parreiral Modelo do Villa Michelon.
18h – Pisa das uvas pelas soberanas do Vale dos Vinhedos, convidados, autoridades, jornalistas e visitantes.
19h – Celebração religiosa com bênção dos parreirais, viticultores, vinicultores e comunidade.
20h – Filó Italiano no Salão da Sociedade 8 da Graciema, com a presença de autoridades, convidados e corais típicos regionais.

LOCALIZAÇÃO
RST 444 – Km 18.9 – Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves – RS
Telefone: 54 3459.1800 | [email protected] – www.villamichelon.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.