Hotel atende aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que tem o objetivo criar um equilíbrio ambiental, econômico e sociocultural nos destinos
Muito além do ótimo serviço, no universo da hotelaria a sustentabilidade passou a desempenhar um papel fundamental na percepção da experiência dos clientes. E seguindo o caminho das melhores práticas, o Vila Foz Hotel & Spa foi escolhido para receber a importante certificação da Biosphere. O luxuoso hotel, localizado na região do Porto, em Portugal, é o primeiro a atender aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que tem como propósito promover o turismo sustentável, criando um equilíbrio ambiental, econômico e sociocultural nos destinos.
Claro que isso só é possível, porque o hotel pode contar também com o apoio de seus parceiros de negócios, assim como fornecedores e colaboradores. Seguindo nessa linha, o Vila Foz tem um compromisso de responsabilidade em várias vertentes, são elas:
Eficiência energética: ao andar pelo hotel o hóspede notará algo especial com a iluminação. Utilizando lâmpadas de LED em todas as instalações, sensores e economizadores, o Vila Foz contribui para uma melhor eficiência energética. Além disso, foram instalados painéis solares para aquecimento das águas e nos quartos, o ar-condicionado e as luzes são acionados apenas pela introdução de uma chave.
Consumo e produção responsável: um detalhe que chama a atenção, são as estações de reciclagem que são vistas por todo o hotel com as informações para sua utilização da maneira correta. Com foco na redução do plástico, a compra em itens desse material é limitada e o uso de materiais recicláveis, como garrafas de vidro retornáveis e água filtrada são priorizados. Sem contar o não desperdício dos alimentos e a contratação apenas de empresas certificadas para recolher os resíduos. Afinal, todos gostam de ter conhecimento e cuidado com o planeta, não é mesmo?
Mobilidade sustentável: para os mais modernos e atentos às novas tendências, vão notar que existem 4 pontos de carregamento para carros elétricos pelo hotel. Sem contar, que há também um grande incentivo para que os hóspedes se locomovam com as bicicletas disponíveis para todos e assim, pedalar por lugares incríveis e admirar a vista privilegiada para o mar.
Eficiência hídrica: todos os quartos e sanitários das áreas comuns são equipados com redutor de fluxo de água, no qual foram instaladas torneiras de aproximação. Já para regar o jardim da área externa, o sistema é controlado automaticamente.
Produtos locais e comunidade: há uma orientação aos hóspedes para a compra sustentável e a valorização dos produtores locais, o que contribui para a economia regional, além de participação do hotel em ações solidárias. E os cuidados com as produções locais, não param por aí, também envolvem hortas orgânicas e ervas aromáticas nos jardins do hotel. Isso o torna auto suficiente e promove uma experiência gastronômica saudável e incrível com o melhor da gastronomia portuguesa nos restaurantes, como o Vila Foz (com uma estrela Michelin pelo Guia Espanha & Portugal 2022).
Vale destacar também, que o hotel foi construído com a preocupação e comprometimento com a conservação das árvores de interesse histórico, preservando o patrimônio cultural local, como os Metrosideros que estão espalhados pelo jardim. O Vila Foz também tem o cuidado em promover a igualdade de gênero, trazer acessibilidade para pessoas com pouca mobilidade e, além disso, respeitar e cumprir as normas de higiene e bem-estar de todos.