Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Viagem de trem também tem status: conheça as vantagens deste meio de transporte

Sem dúvida viajar é uma das melhores maneiras de aproveitar as férias, feriados, enfim, os dias de descanso. Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas para o Ministério do Turismo, a maioria das pessoas já viajou de carro, de ônibus ou de avião. E o trem? Quais as vantagens, então, deste tipo de viagem? Sandra Luck, empresária à frente da Luck Viagens, explica que a procura por passeios utilizando este meio de transporte tem crescido bastante, principalmente quando o turista deseja visitar vários países da Europa. Afinal, o trem é o modo mais europeu de viajar, isso porque o Velho Continente soma 250 mil quilômetros de ferrovias, conectando mais de 20 países, o que permite fazer várias combinações entre diferentes destinos. “Trata-se de uma viagem tranquila e simples, pois além de não ser preciso chegar com horas de antecedência à estação, o percurso é calmo e cheio de belas paisagens”, argumenta, salientando que  dependendo do roteiro, a viagem pode ser  longa, mas nada que não compense o custo, conforto e segurança.

Ainda em relação à Europa, Sandra comenta que em muitos países as estações estão localizadas nos centros das cidades. Além disso, a maioria dos aeroportos estão ligados às redes ferroviárias por uma estação no próprio terminal ou por sistemas de metrô e trem. É o caso dos aeroportos de Barcelona (Espanha), Londres (Inglaterra), Berlim e Frankfurt (Alemanha), Paris (França), Roma (Itália), entre outros. A dica, entretanto, é adquirir os bilhetes ainda no Brasil para evitar filas quilométricas, contratempos e, quem sabe, conseguir bons descontos.  Uma grande vantagem deste tipo de viagem é que, diferentemente das companhias aéreas internacionais, não existe regra para despacho, nem limite de peso de bagagem. O passageiro, entretanto, fica responsável pelo transporte da bagagem, que normalmente é guardada nos bagageiros do transporte.

A empresária reforça, que antes de comprar os tickets, vale fazer um roteiro com o tempo de duração da viagem e os lugares que pretende visitar. “Os bilhetes ponto a ponto são indicados para viagens previamente agendadas ou de curto deslocamento entre dois destinos. Já se a ideia é ter maior liberdade de mudança de itinerário, o ideal é escolher passes flexíveis para viagens ilimitadas para vários países”, aconselha.

No Brasil, por sua vez, o sistema ferroviário é precário por isso, A viagem de trem mais longa do país e a única da lista que cruza dois estados é a que liga Belo Horizonte (BH) à Vitória (ES). O trajeto dura 13 horas durante os 664 km. São mais de 30 paradas durante o percurso, passando por diversas cidades históricas de Minas Gerais. As horas, porém, tornam-se agradáveis porque a viagem é bem tranquila e repleta de belas paisagens.

Serviço

www.luckviagens.com.br

AV. Conselheiro Aguiar, 2205. Loja 03. Boa Viagem

(81) 3366.6222

Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre (Desembarque Sul)

(81) 3302.3460 | (81) 3301.3656

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem