Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Vertedouro da usina de Itaipu será fechado neste domingo (12)Depois de onze dias de vertimento ininterrupto, não há mais necessidade de escoar o excedente de água

– 20231110RK5317: Na sexta-feira, foi trocada a calha para reduzir o escoamento. Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional

– 20231101SC00738: Vertedouro aberto encantou os turistas. Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

_________________________

Neste domingo (12), a Itaipu vai fechar totalmente o vertedouro, depois de onze dias de vertimento ininterrupto. O escoamento de água será reduzido gradualmente. O vertedouro foi aberto no dia 1º de novembro, para escoar o excedente de água não utilizada para a geração de energia elétrica, em função das chuvas a montante (acima) da hidrelétrica, no Rio Paraná, onde está instalada a usina.

Segundo o superintendente de Operação da Itaipu, Rodrigo Pimenta, “a usina operou o vertedouro de forma a garantir a segurança da barragem e contribuir para mitigar o impacto das cheias na fronteira com o Paraguai, parte mais afetada pelas chuvas”, disse.

Com três calhas (esquerda, central e direita) e 14 comportas, o vertedouro tem a função descarregar toda a água não utilizada para geração. A capacidade máxima do vertedouro é de 62,2 mil m³/s, 40 vezes superior à vazão média das Cataratas do Iguaçu. A abertura do vertedouro é uma situação rara. Este ano, por exemplo, foi aberto apenas três vezes.

CEC

Desde o início das chuvas intensas, a Itaipu mobilizou a Comissão Especial de Cheias (CEC). O grupo, formado por profissionais brasileiros e paraguaios, de diferentes áreas da empresa, foi mobilizado no dia 28 de outubro. A comissão, além de adotar estratégias para o controle da situação, emite boletins hidrológicos diários, que são repassados aos órgãos de Defesa Civil do Brasil e do Paraguai.

A cheia do Iguaçu e o consequente represamento do Rio Paraná, no encontro dos dois rios abaixo das quedas d’água, elevou o nível do Rio Paraná, na Ponte da Amizade, até a cota de 119 metros (m) acima do nível do mar, cerca de 18 m acima do normal. Nesta sexta-feira (10), a cota baixou para 111 m. O nível do Rio Paraná, naquele ponto, não oferece risco quando está entre 101 m e 105 m acima do nível do mar. Entre 106 e 107,99 metros, entra no índice próximo a inundações. Acima disso, já provoca alagamentos em áreas próximas, principalmente em cidades paraguaias da fronteira.

Para os próximos dias, a tendência é de normalização da cota, que deve diminuir para valores inferiores a 108 m. Até que isso aconteça, a CEC continuará mobilizada para acompanhar a situação.

Produção supera a de 2022

Com uma produção de energia em torno de em 10,4 mil megawatts (MW) médios, a usina de Itaipu superou nessa sexta-feira (10) toda a produção de 2022, ultrapassando a marca de 69 milhões de MWh. Desde o início da operação da usina, em maio de 1984, a Binacional já produziu mais de 2,9 bilhões de MWh de energia acumulada.

Quanto mais Itaipu produz, melhor para o consumidor brasileiro. O custo da energia da hidrelétrica binacional é o terceiro mais barato do Brasil, superior apenas ao custo das usinas cotistas da Lei número 12.783/13 e o das usinas hidrelétricas do Rio Madeira – Santo Antônio e Jirau – e do Rio Xingu – Belo Monte.

Turismo

Ao longo deste ano, o vertedouro de Itaipu foi aberto três vezes. Sempre que isso acontece, torna-se um atrativo a mais para os visitantes. Foi o que aconteceu no último feriado prolongado do Dia de Finados, 2 de novembro.

É um espetáculo de águas, mas, para os técnicos de Itaipu, representa apenas um “desperdício”, já que, para eles, o ideal é que a água que entra no reservatório seja utilizada somente para produzir energia. No entanto, como nesses dias a afluência superou a capacidade de aproveitamento para a produção, houve a necessidade de abrir o vertedouro, para garantir a segurança da barragem e das

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem