Vale a pena alugar carro para viajar?

Na hora de viajar é impossível não recorrermos ao cartão de crédito para despesas com passagem, comida e lazer. Porém, será que vale a pena alugar carro para viajar?

Hoje vamos analisar os custos, as vantagens e as desvantagens de alugar um carro para viajar e, ao final, chegaremos juntos à conclusão se é ou não viável. Vamos lá?

Ao escolher viajar de carro, certamente o viajante aproveitará muitas vantagens.

Porém, muitos ainda não possuem carro próprio ou o carro não está em condições de “pegar a estrada” numa longa viagem.

Se este é o seu caso, não se desespere nem desista da viagem dos sonhos! Pois o aluguel de carros é uma opção prática e que tem se tornado cada dia mais comum entre os viajantes devido a inúmeras vantagens.

Conheça os benefícios dessa opção:

Mais conforto para viagens a dois ou em família

Ficar durante horas em um ônibus, trem ou em conexões de voo pode ser muito cansativo e desconfortável. Até mesmo no carro próprio, se ele não estiver em condições adequadas, pode transformar o sonho da viagem em um verdadeiro pesadelo.

Na hora de escolher o carro para o aluguel, você vai se deparar com inúmeras alternativas: elevação de assento, conforto e apoio para os pés, direção hidráulica, câmbio automático e muitas outras.

De fato, os ítens de conforto que você adquirir permitirão que a experiência da viagem seja muito mais prazerosa e confortável para todos os viajantes do veículo.

Possibilidade de visitar atrações ao longo do percurso

Além do destino final, com o aluguel de um carro você terá mais autonomia no percurso e no destino de viagem.

Ter à sua disposição um automóvel fará com que possa se deslocar para onde desejar e fazer as paradas de acordo com sua vontade, sem depender de outras pessoas.

O que saber ao alugar um carro

Além do aluguel de carro poder ser feito através de cartão de crédito, você vai gostar dessas dicas:

  • Dispense acessórios supérfluos como GPS’s (que pode ser instalado no celular) e ar condicionado (que numa cidade fria nem sequer será ligado);
  • Escolha entre quilometragem livre (para quem não quer se preocupar e se locomover muito) e quilometragem controlada (para aqueles que se locomoveram pouco);
  • Faça a devolução do carro no mesmo lugar para evitar cobranças extras no contrato de locação;
  • Compare as tarifas de acordo com os modelos – carros populares são mais baratos, mas podem não ser tão confortáveis para longos percursos;
  • Prolongue a estadia e tenha diárias mais baratas.

Vantagens

Até aqui já vimos que o aluguel de um carro para viajar pode ser uma opção muito vantajosa. Agora vamos detalhar um pouco mais destas vantagens:

Mais autonomia e menos custos

Esta vantagem já foi mencionada. Poder passear tranquilamente na cidade de destino ou fazer as paradas de acordo com sua vontade é sem dúvida uma vantagem muito prazerosa.

Além disso, você não gastará com táxis na cidade, que podem ser bem caros. Existe a alternativa do transporte público, mas a falta de segurança e os inconvenientes podem sair mais caros.

Garantias do seguro

No ato da locação, certamente, haverá contratação de um seguro, que pode ser personalizado de acordo com a necessidade do cliente: seguro contra incêndios, roubos, terceiros, etc.

Vários postos de devolução

Esta vantagem também já foi mencionada. No entanto, vale ressaltar que a escolha por devolver o veículo em uma cidade diferente resultará em custos extras no contrato de locação.

Você pode escolher um carro diferente para cada tipo de viagem

As opções de veículos disponíveis para locação podem ser ajustadas de acordo com a viagem: tração nas quatro rodas para estradas de chão, mais lugares para passageiros, bagageiro, etc.

Opções personalizadas de quilometragem

Pense sobre como vai conduzir sua viagem. Se pretende se locomover muito, opte pela quilometragem controlada, que sai mais barata. No entanto, caso planeje passear muito de carro, escolha pela quilometragem livre.

Quais são os custos

Antigamente, as locadoras permitiam o aluguel de carros somente mediante cheque calção. Atualmente, muitas burocracias já foram eliminadas, mas ainda existem dúvidas sobre os custos.

Existem no mercado pacotes mensais de locação, mas as locadoras geralmente fazem a cobranças através de diárias. Os valores variam de acordo com o modelo do veículo (populares ou luxuosos) e com os itens escolhidos (GPS, ar condicionado, câmbio manual, etc).

Além disso, como meio de pagamento, você pode fazer a locação através do cartão de crédito.

Aluguel versus carro próprio: qual é mais vantajoso

Agora vamos fazer um comparativo entre a compra e o aluguel de um veículo.

Vantagens da compra de veículo:

  • O veículo será seu, então poderá utilizá-lo para trabalho, passeios e até mesmo vendê-lo;
  •  Caso viaje muito, não terá tanta reincidência dos custos de locação de veículos;

Desvantagens da compra de um veículo:

  • Será necessário levantar o valor em dinheiro para compra, além das parcelas mensais;
  • A depreciação do bem será um custo que cabe ao comprador e não deve ser ignorado.

Em relação ao aluguel de veículos, você também terá algumas desvantagens como: sempre precisar alugar o carro quando precisar viajar, além do fato de que o dinheiro gasto com o aluguel não chegará a um bem próprio.

Veículo próprio: como proceder

Desta forma, para determinadas situações é interessante optar pela compra do veículo. Porém, saiba que não há necessidade de esperar anos sem fim para comprar seu veículo próprio.

Você pode fazer a compra através de um empréstimo online, que é muito prático e rápido, você nem sequer precisa sair de casa.

Toda aquela burocracia tradicional das financeiras foi minimizada pela tecnologia. Com o simulador de empréstimo, você descobre as melhores condições de acordo com o valor desejado.

Considerações finais

O cartão de crédito é uma facilidade tanto para compra como para aluguel de bens. No caso de um aluguel de carro você diminui as burocracias e ainda concentra tudo em uma única parcela.

Já a compra de um veículo pode se tornar real a partir de um empréstimo online, seja qual for a opção para sua viagem ou para os trajetos cotidianos, existe uma solução financeira ideal.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.