Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Universidade Federal Fluminense propõe parceria pelo turismo

 
Professores especialistas no setor trabalhariam de forma integrada com gestores públicos. A proposta foi feita em seminário sobre o uso de novas tecnologias ligadas ao turismo

O reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto de Souza Salles, propôs ao ministro do Turismo, Vinicius Lages, uma parceria entre a academia e os gestores públicos focada no desenvolvimento do setor. A proposta foi feita na abertura do Tec-Tur, seminário organizado pela entidade de ensino para debater a aplicação da tecnologia ao turismo, no campus da Praia Vermelha, em Niterói.

Lages destacou o papel das novas tecnologias para o ciclo do turismo, do sonho ao pós-viagem. O ministro ressaltou o papel do setor de viagens não apenas como receptor, mas como demandante de inovações. “Não podemos aceitar que uma pessoa se hospede oito vezes num mesmo hotel e, na nona, ainda tenha de solicitar como em todas as outras um travesseiro fino”, exemplificou. “A inteligência artificial tem um papel fundamental na customização da oferta turística”, disse.

Para o reitor UFF, Roberto de Souza Salles, os professores da entidade podem ajudar na profissionalização do setor. “Temos uma faculdade de turismo e hotelaria com profissionais da mais alta competência e estamos prontos para ajudar o MTur e a Secretaria de Turismo para na estruturação da oferta principalmente na região metropolitana, da qual Niterói faz parte”, afirmou.

O evento contou também com a participação do secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Magnavita, e do vice-prefeito de Niterói, Axel Grael. Magnavita elogiou o ministro ao comentar que escolheu nomes com vivência acadêmica na montagem da equipe de assessores mais próximas. “Estamos aqui, neste evento, olhando para o futuro e essa é a missão da vida acadêmica, de uma universidade”, afirmou.

Para finalizar, Grael agradeceu a parceria do MTur. “Estamos atualmente com uma carteira de investimentos com recursos do governo federal no valor de R$ 8 milhões, podendo chegar a R$ 10 milhões, um recorde histórico. A programação do TEC-Tur vai até amanhã (11) e conta com palestras de professores doutores em tecnologia, representantes do Google e da Diretoria de Marketing Digital do IBOPE.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem