O 2º Salão Rota 101 Nordeste, que começou quinta-feira (6), no Centro de Convenções de Pernambuco, e termina hoje (8), teve como ponto alto, a união entre os quatro estados : Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba. São aproximadamente 600km, entrecortados por algumas das mais belas paisagens litorâneas do Nordeste Brasileiro. O evento, uma organização da Argus Eventos, do Jornalista Antonio Roberto Rocha, do executivo Gustavo Porpino e Neiwaldo Guedes da Espacial Eventos, teve patrocínio da CVC e apoio do Ministério do Turismo. O evento foi aberto na quinta-feira (6) com a presença do secretário executivo do Mtur, Alberto Alves, que representou o ministro do turismo, Henrique Alves, do secretário de turismo do RN, Ruy Gaspar, da presidente da Emprotur, Ana Maria Costa, do diretor de produtos da CVC, Clayton Armelin, presidente da PBTUR, Ruth Avelino, secretário de turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, do presidente da Empetur, Luís Eduardo Antunes, entre outras autoridades. A terceira edição do Encontro a ser realizado em 2016, ainda não tem estado definido, mas poderá ser novamente em Natal ou em Recife, informou o coordenador do salão Rota 101 Nordeste, jornalista Antônio Roberto Rocha. Ele ressaltou que apesar do trabalho que teve e do custo, foi muito bom promover o salão no Recife, que recebeu total apoio do governo de Pernambuco e prefeitura do Recife.
O fluxo turístico nos quatro estados é de 12 milhões de turistas/ano, sendo cinco milhões provenientes da própria região. Segundo Antônio Roberto Roch, da organização do evento, a tendência até o final do ano, no turismo nacional, é de viagens curtas. “Por isso, o Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas se uniram em torno da Rota 101 Nordeste. Num momento de crise cambial, econômica e política, que afasta turistas do exterior e até mesmo as viagens mais longas pelo país, o turismo regional ganha cada vez mais força, argumenta”.
O evento contou com 200 estandes, e também do Mtur e Sebrae, e a participação de mais de 300 marcas. O salão recebeu 400 agentes de viagens de várias caravanas do RN, Alagoas, Paraíba e do interior de Pernambuco organizadas pela CVC e Trend. Foi realizado capacitações, rodadas de negócios.
Apesar do momento que o Brasil vive, Gustavo Porpino,um dos diretores da Argus eventos, o brasileiro não vai deixar de viajar, e com a rota 101 o brasileiro tem a oportunidade de encurtar a viagem com seus produtos turísticos e no salão, o visitante teve a chance de conhecer vários produtos. Um dos objetivos da rota 101 é trabalhar, fortalecer a cultura das viagens interestaduais, ressaltou.
O salão também mostrou a gastronomia dos quatro estados. O RN por exemplo, mostrou a culinária do camarão com risoto a paçoca e feijão verde do conhecido restaurante de Dona Adalva Rodrigues. O estado anfitrião, também caprichou com o chef Alcindo Queiroz, proprietário do restaurante Patuá, em Olinda que preparou um menu com arroz de frutos do mar e cordeiro à moda pernambucana. Todos os pratos custavam R$25,00 por pessoa (sem bebida ).Durante os dias do salão também ocorreu a programação cultural, com palco e apresentações dos quatro estados e exposição e comercialização de artesanato. O show de abertura foi do cantor pernambucano, Ed Carlos.
A primeira edição do salão aconteceu em Natal, em 2013 com aproximadamente quatro mil visitantes, entre operadores, agentes de viagens, hoteleiros e consumidores.
No stand RN estiveram presentes, o secretário de turismo do RN, Ruy Gaspar, a presidente da Emprotur, Ana Maria Costa, técnicos e hoteleiros do turismo.
E no stand de Natal, equipe da Setur- Natal, Christiane Alecrim, Mauricio Cavalcante, Daniel Marinho e Eliane Praça.
*Esta jornalista viajou a convite do salão Rota 101 Nordeste.
Transporte: Martur
Hotel: Ibis aeroporto
Os jornalistas participaram de uma programação na sexta durante todo o dia, conhecendo o Recife Antigo, passando para visitar a Embaixada de Pernambuco, contando um pouco a história do famoso carnaval, da embaixada dos bonecos gigantes, do museu Passo do Frevo , do Cais do Sertão e foram recebidos com um almoço no restaurante Boteco com a secretária executiva de turismo e Lazer, Ana Paula Vilaça representando o secretário de turismo e Esportes do Recife, Camilo Simões. Depois os jornalistas convidados de Natal, João Pessoa e Maceió foram fazer um passeio de catamarã pelo rio Capibaribe.