Um tour pelos sabores de Alagoas

Salinas de Maceió Beach Resort_ (1)

Aproveite sua viagem à Terra dos Marechais para conhecer a gastronomia da região, repleta de frutos do mar e quitutes de dar água na boca

 

A culinária é a maneira mais saborosa de se conhecer a cultura de um lugar. E em Alagoas não poderia ser diferente: são várias as comidas típicas que não podem ficar de fora do roteiro de quem está em busca de um delicioso tour gastronômico. Conhecida como terra das águas, sua gastronomia é feita, principalmente, com as delícias encontradas nos seus rios e mares. O coco, fruto abundante nas praias da região, é ingrediente indispensável de muitas receitas alagoanas. É também da Terra dos Marechais que vêm as tradicionais Bolachas Maragogi e os bolinhos de goma.

Na lista dos frutos do mar mais usados na cozinha alagoana, estão a lagosta e o sururu. Seja assado, grelhado ou cozido, o primeiro é especialmente famoso em Maragogi que abriga, anualmente, o Festival da Lagosta. Já o sururu, molusco de água doce considerado Patrimônio Imaterial de Alagoas, é típico das lagoas de Maceió. Estando por lá, vale a pena experimentar as opções de frutos do mar – e outras delícias! – oferecidas no Lopana, tradicional barraca de praia construída no calçadão entre as praias de Pajuçara e Ponta Verde.

Boa parte das receitas alagoanas, aliás, são feitas com coco, fruto que aparece em toda a extensão do litoral alagoano. Algumas delas são regadas com leite de coco, que enfatiza o sabor das comidas, ou com o fruto seco, que também pode ser consumido in natura. Já para quem quer se refrescar, a melhor pedida é a água de coco, extraída do fruto ainda verde.

Quem estiver de passagem por Maragogi também pode aproveitar para conhecer duas delícias que fazem parte da cultura gastronômica da cidade. A primeira são as Bolachas Maragogi, disponíveis nos sabores doce e salgado. As várias camadas de massa crocante conquistam qualquer paladar e são uma boa alternativa para a hora do lanche ou do café. A fábrica fica na cidade vizinha de Japaratinga, mas os pacotes das famosas bolachinhas estão presentes em quaisquer supermercados e padarias da região.

A outra dica imperdível é o tradicional bolinho de goma da cidade. Produzido e vendido artesanalmente no povoado de São Bento, distante seis quilômetros do centro de Maragogi, o biscoitinho é feito com leite de coco, goma de mandioca e outros ingredientes bem simples. Quem quiser ver como o docinho é feito pode aproveitar para conhecer a Fábrica de Bolinho de Goma da Irmã Marlene, que há quase trinta anos se dedica à produção da guloseima.

Todas essas iguarias são encontradas sem dificuldade na região. Para deixar a estada dos visitantes ainda mais inesquecível, resorts como o Salinas do Maragogi e o Salinas de Maceió fazem questão de acrescentar as comidas típicas nos seus cardápios. Tradicional no Nordeste, a tapioca, por exemplo, é oferecida no café da manhã, com recheios que incluem o coco, além de outras misturas. As bolachas folhadas também estão sempre presentes no café da manhã e na mesa de pães dos resorts Salinas. Já os frutos do mar, puros ou em pratos elaborados, também são item do menu dos restaurantes dos dois empreendimentos.

 

As refeições, aliás, são os destaques dos resorts, que contam com sistemas diferenciados de alimentação. Localizado na beira-mar da praia de Ipioca, o Salinas de Maceió Beach Resort oferece aos hóspedes um regime de pensão com seis refeições inclusas na diária: café, almoço, jantar, dois lanches (manhã e tarde) e um snack time, à noite, servidos em horários e locais pré-determinados. Entre as diversas opções de lazer do Salinas de Maceió, estão a grande piscina à beira-mar, a quadra de vôlei de praia e o salão de jogos, onde os hóspedes se divertem jogando tênis de mesa, sinuca, entre outras modalidades. Já a criançada pode se divertir no clubinho infantil, que funciona todos os dias das 8h às 22h com atividades para quem tem de 4 a 12 anos de idade.

Situado no Litoral Norte, o Salinas do Maragogi All Inclusive Resort, considerado o resort dessa categoria mais bem avaliado do País e um dos 15 mais bem avaliados do mundo de acordo com o site de viagens TripAdvisor, conta com todas as refeições, lanches, petiscos e bebidas — alcoólicas e não alcoólicas — já inclusos na diária. Para quem quer conhecer as famosas piscinas naturais de Maragogi, o resort conta com dois catamarãs exclusivos, cada um com capacidade para 60 pessoas. O passeio pode ser adquirido à parte pelos hóspedes. Ainda no campo do lazer, há piscinas, salão de jogos, quadras de vôlei de praia e de tênis, campos de futebol e de areia, trilha ecológica e fitness center inclusos na diária, além de opções que podem ser contratadas à parte, como tirolesa, coqueirismo, muro de escalada e bike, entre outras diversas atividades náuticas.

SERVIÇO

Salinas do Maragogi All Inclusive Resort

Endereço: Rodovia AL-101 Norte, km 124 S/N, Maragogi – Alagoas

Telefone: 4020-3296 (custo de uma ligação local)

Site: www.salinas.com.br/pt/maragogi

 

Assessoria de imprensa do Grupo Salinas de Hotéis e Resorts

Rolar para cima