Turismo de Portugal apresenta : Pegue o bondinho 28 e conheça um país literário

Este ano, Portugal é o convidado de honra da 26ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre os dias 2 e 10 de julho, no Expo Center Norte A participação portuguesa no evento tem como objetivo promover os autores portugueses, apoiar a cooperação entre editoras portuguesas e brasileiras, reforçar o conhecimento da cultura literária portuguesa no Brasil e ainda promover Portugal como destino de múltiplas experiências de turismo literário, inspirando futuras viagens.

As iniciativas do Turismo de Portugal na BILSP 2022, fazem parte de um programa de ações para valorizar e promover o Turismo Literário, que pretendem colocar Portugal no mapa dos destinos literários. Para iniciar essa viagem, pegue o Bondinho 28, um símbolo de Lisboa e de Portugal, e deixe-se mergulhar na vasta riqueza do país, destacando a genuinidade e autenticidade das suas experiências turísticas. Quem visitar essa réplica do bondinho, que estará no stand de Portugal na BILSP 2022, poderá passear pelas regiões vinícolas, pelo universo gastronómico, pela natureza, arte e cultura portuguesa. É possível ainda conhecer as ruas históricas e pontos importantes de Lisboa no clássico trajeto do Prazeres 28. Além do mais, o Turismo de Portugal terá uma programação completa dirigida aos agentes turísticos do Brasil, que vendem roteiros de viagens para Portugal.

Paragem obrigatória nesta Bienal é a Exposição SketchTour Portugal Reload, uma junção de literatura e arte. O Brasil é o primeiro país do mundo a receber a exposição. A mostra resulta na segunda edição do projeto SketchTour Portugal, lançado em 2017 pelo coletivo de artistas Urban Sketchers, com apoio do VisitPortugal. Este projeto junta vinte Sketchers portugueses e estrangeiros, que foram desafiados a retratar experiências turísticas em Portugal através dos seus sketches, aos quais se juntam onze autores e escritores de referência da língua portuguesa, que descreveram o país, a sua cultura, paisagens e experiências, ampliando os desenhos com as suas palavras e textos. O livro resultante do projeto será também apresentado durante a BILSP.

A exposição contém, além dos desenhos e textos, materiais recolhidos durante as visitas, uma biblioteca sonora e visual das várias regiões e o mapeamento dessas vivências no território, tornando-se uma verdadeira experiência transmídia através do Destino Portugal, procurando inspirar viagens futuras.     

Além da literatura, essa edição da Bienal traz um pouco da gastronomia e dos vinhos de Portugal. Na área Cozinhando com Palavras, que explora a relação entre literatura e a gastronomia, o país homenageado está presente com o programa “Portugal dos Sabores”, onde as letras vão se misturar com os gostos portugueses. Doçaria, o alfabeto do vinho, o queijo e vinho do Porto, a broa de azeite e comida de mãe são algumas das sessões

Sobre o VistPortugal

VisitPortugal é a marca Destino Portugal. Integrado no Ministério da Economia e da Transição Digital, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística. Agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos, no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa. 

Info: www.visitportugal.com

Conheça abaixo a programação do Turismo de Portugal

 3 JULHODOMINGO

  • Nome da Mesa/Atividade: Viagem a Portugal Revisited
  • Nome do(s) autor(res) convidado(s): Adriana Lisboa e José Luís Peixoto
  • Nome do mediador: Lídia Monteiro
  • Data da apresentação: Domingo, 03/07
  • Hora inicial da apresentação: 15h
  • Duração: 50 min
  • Breve descrição: O centenário de José Saramago dá o mote ao projeto de turismo literário “Viagem a Portugal Revisited”, realizado pelo Turismo de Portugal em parceria com a Fundação José Saramago. Trata-se de uma revisitação aos roteiros percorridos por Saramago e descritos na sua obra “Viagem a Portugal”, por autores contemporâneos. José Luís Peixoto, Prémio Literário José Saramago em 2001, foi desafiado para fazer a curadoria destas viagens literárias por Portugal e foram ainda convidados os autores de outras nacionalidades como é o caso da Adriana Lisboa (Brasil), Ondjaki (Angola) e Manuel Rivas (Espanha). O projeto constitui uma oportunidade para dar a conhecer o que mudou nestes 40 anos e descobrir o imenso território onde Saramago se inspirou, os locais, as paisagens, os sabores e as gentes, mas também promover Portugal como destino de turismo literário. Como nos dizia Saramago “é preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite… É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos”. Todo o projeto estará disponível na plataforma digital Viagem a Portugal Revisited.

 4 DE JULHO, SEGUNDA

  • Nome da Mesa/Atividade: SketchTour Portugal Reload
  • Nome do(s) autor(res) convidado(s): Afonso Cruz, Dulce Maria Cardoso e Luís Araujo
  • Nome do mediador: Lídia Monteiro
  • Data da apresentação: Segunda, 04/07
  • Hora inicial da apresentação: 15h
  • Duração: 50 min
  • Breve descrição: Apresentação do projeto e da exposição “Sketch Tour Portugal” que estará patente no pavilhão de Portugal. O projeto alia a ilustração à literatura, juntando os desenhos de sketchers nacionais e estrangeiros às narrativas de onze escritores, de língua portuguesa, que atravessaram os cenários, as paisagens e vivenciaram várias experiências turísticas em Portugal. Estas viagens estão disponíveis em webisodes, num livro ilustrado e numa exposição que estreia a circulação internacional na BILSP. É possível encontrar muitas paisagens diferentes, muitas pessoas diferentes num único país, nesta terra de castelos, montanhas e parques naturais, mas também de praias, passeios de barco, de adegas ou monumentos, sem esquecer os sabores do mar e da terra. A sessão contará com a participação de dois autores e de um sketecher que irão testemunhar a sua experiência, os territórios visitados e inspirar viagens futuras a Portugal.

Vídeo: https://youtu.be/R6jOi0cOKMQ

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.